logo RCN
O TEMPO jornal de fato

ESPORTE - Lula celebra ouro inédito de Lucas Pinheiro nas Olimpíadas de Inverno: “O esporte brasileiro não tem limites”

Presidente destaca conquista histórica no slalom gigante em Milão-Cortina 2026 e afirma que vitória amplia o horizonte do esporte nacional




 


Lucas segura o inédito ouro no pódio em Bormio, na Itália: brasileiro volta à pista de neve na segunda-feira em busca de outro resultado histórico - Foto: Rafael Bello/COB

 

“Éourooooooooooooooooooooo!” Foi assim, vibrando como tantos brasileiros ligados na televisão neste sábado, 14 de fevereiro, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou a conquista da primeira medalha da história do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno. O feito inédito foi protagonizado pelo esquiador Lucas Pinheiro Braathen, na pista de Bormio, na Itália, ao vencer a prova de slalom gigante nos Jogos de Milão-Cortina 2026.
 

Nas redes sociais, o presidente parabenizou o atleta e destacou o simbolismo da vitória, que transcende as pistas de neve e amplia os horizontes do esporte brasileiro. “O resultado inédito mostra que o esporte brasileiro não tem limites. É o reflexo de talento, dedicação e do trabalho contínuo de fortalecimento do esporte em todas as suas dimensões. Parabéns, Lucas Pinheiro, e toda a equipe envolvida nessa conquista histórica, que inspira novas gerações e amplia o horizonte do esporte nacional.”

Link
 

FEITO PARA A HISTÓRIA – A medalha de ouro de Lucas veio na exigente prova de slalom gigante do esqui alpino, modalidade em que o brasileiro registrou o melhor tempo somado nas duas descidas, superando atletas de países tradicionais nos esportes de inverno. No pódio, a prata e o bronze ficaram com os suíços Marco Odermatt e Loic Meillard, dois dos principais nomes do esqui alpino mundial.
 

Filho de mãe brasileira, Lucas nasceu em Oslo, na Noruega, e optou por defender o Brasil em competições internacionais. A decisão o levou a escrever uma página inédita na história olímpica nacional, transformando sua trajetória de dedicação, talento e superação em inspiração para atletas e cidadãs e cidadãos em todo o país.
 

Para o Ministério do Esporte, a conquista reforça a importância de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento esportivo em todas as suas manifestações, ampliando oportunidades e horizontes para atletas brasileiros, independentemente da modalidade ou das condições climáticas.
 

“O ouro conquistado por Lucas Pinheiro é motivo de orgulho para todo o Brasil. É a prova de que o esporte brasileiro não tem limites e que nossos atletas podem competir e vencer em qualquer cenário”, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca.
 

PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA EM EVOLUÇÃO – O Brasil participa dos Jogos Olímpicos de Inverno desde 1992, em Albertville, na França. Desde então, o país esteve nas edições de Lillehammer-1994, Nagano-1998, Salt Lake City-2002, Turim-2006, Vancouver-2010, Sochi-2014, PyeongChang-2018 e Pequim-2022. Até este sábado, os melhores resultados do país haviam sido o 9º lugar de Isabel Clark em Turim, no snowboard; e o 13º lugar de Nicole Silveira, no skeleton, em Pequim. Antes de Milão-Cortina, 40 atletas brasileiros, sendo 27 homens e 13 mulheres, representaram o Brasil na competição, em nove modalidades.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República 

 

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

 




O TEMPO jornal de fato desde 1989: 

https://chat.whatsapp.com/IENksRuv8qeLrmSgDRT5lQ

https://www.facebook.com/aldo.azevedo.5/

https://www.facebook.com/otempojornaldefato/

O Tempo de fato (@otempojornalfato) - Instagram

https://www.youtube.com/@otempojornaldefato


Unoesc lança selo comemorativo dos 30 anos de credenciamento como Universidade e 58 anos de fundação Anterior

Unoesc lança selo comemorativo dos 30 anos de credenciamento como Universidade e 58 anos de fundação

Hospital Infantil Joana de Gusmão é escolhido pelo público e recebe doação de R$ 251.540,00 do Fort Atacadista no Carnaval de Florianópolis Próximo

Hospital Infantil Joana de Gusmão é escolhido pelo público e recebe doação de R$ 251.540,00 do Fort Atacadista no Carnaval de Florianópolis

Deixe seu comentário