PREFEITURA DE TREZE TÍLIAS ENTREGA PRIMEIRO LOTE DE REGULARIZAÇÃO DE TERRENOS URBANOS PELO REURB

Diversos proprietários ligados a três núcleos receberam a documentação oficial, originado na Regularização Fundiária Urbana, em evento não noite desta segunda-feira, no Tirol brasileiro.
Por: Imprensa Oficial Treze Tílias
Um evento realizado na noite desta segunda-feira (09), nas dependências do Centro de Eventos Maria Thaler Moser, marcou a entrega do primeiro lote de matrículas de terrenos urbanos, estabelecidos pela Regularização Fundiária Urbana, o REURB.
No encontro que contou com a presença do prefeito Rudi Ohlweiler, do vice Adilson Concatto, da secretária de Assistência Social, Helga Feilstrecker vereadores, além de outras autoridades e proprietários de terrenos, foram entregues 26 matrículas imobiliárias, que acabam de ser regularizadas.
A efetivação da documentação, corresponde aos lotes integram os núcleos Ros, Parisotto e Behrend, à partir de um procedimento iniciado em 2022, com investimentos públicos na contratação de uma empresa especializada no assessoramento para o REURB.
Conhecido como REURB, a legalização fundiária urbana, é um processo legal e administrativo que visa regularizar áreas urbanas informais ou irregulares, proporcionando segurança jurídica aos ocupantes e moradores dessas regiões.
O procedimento envolve a regularização tanto da posse da terra quanto das edificações existentes, permitindo que comunidades que historicamente viviam em condições precárias tenham acesso a direitos básicos como água, luz, saneamento e infraestrutura adequada.
Para o prefeito Rudi Ohlweiler o momento é de fortes emoções e representa uma importante conquista, a qual fez questão de destacar a dedicação da equipe jurídica, do Poder Executivo Legislativo e do Judiciário, por meio do Mi mistério Público.
A iniciativa baseada no advento da Lei 13.465/2017, busca conciliar interesses sociais, urbanísticos e ambientais, promovendo a inclusão dessas áreas à cidade formal e evitando remoções desnecessárias.
O procedimento segundo o Poder Executivo, oferece mais autonomia aos proprietários de terrenos até então irregulares à terem acesso à documentos que garantem a propriedade do imóvel, dando condições de usufruir de programas como linhas de financiamento para a construção, entre outros benefícios até então indisponíveis para proprietários não regularizados.
Deixe seu comentário