logo RCN

PEÇA O CONTESTADO ESTRÉIA COM SUCESSO E TEATRO LOTADO

Projeto cultural para produção do espetáculo foi desenvolvido pela universidade com apoio do Ministério da Cultura e recursos da Lei Rouanet.

Projeto cultural para produção do espetáculo foi desenvolvido pela universidade com apoio do Ministério da Cultura e recursos da Lei Rouanet. Peça estreou quarta-feira (1), marcando a abertura do I Colóquio Internacional em Educação, e fica em cartaz até o próximo domingo (5).
 

Após 35 anos de sua estréia em Joaçaba, a peça cênica musical ?O Contestado?, de autoria de Romário Borelli, volta a ser apresentada no município. Em sua 21º edição, depois de percorrer inúmeras cidades de Santa Catarina e do Brasil, durante a década de 70 e 80, o espetáculo foi remontado pela universidade colocando em evidência o trabalho artístico e musical do Coral da Unoesc.

A produção do espetáculo faz parte de um projeto cultural desenvolvido pela Unoesc desde 2006 com apoio do Ministério da Cultura e recursos da Lei Rouanet. O objetivo principal da universidade é resgatar o contexto histórico, político e social vivenciado no meio-oeste catarinense, entre 1912 e 1916, durante a Guerra do Contestado, resgatando os detalhes e peculiaridades dos costumes, linguagem e religiosidade da população da regional que participou do conflito.

No centro da narrativa, a trajetória do personagem religioso João Maria que teve participação marcante nos acontecimentos. Uma história de luta, pobreza e dificuldades. A saga de um povo lutando por suas terras frente ao imperialismo norte-americano que se instituiu com a implantação da ferrovia que ligou São Paulo ao Rio Grande do Sul, fato que desapropriou terras ao longo da ferrovia deixando milhares de famílias sem moradia e sem trabalho.

No palco interagem mais de 50 atores, cantores e músicos do coral. Um espetáculo ora falada, ora cantado. A música costurando cada cena, personagem e acontecimento marcante da história. Uma obra que instiga a curiosidade e reflexão sobre questões contemporâneas.

?O Contestado? estreou na quarta-feira (1) no Teatro Alfredo Sigwalt, marcando a abertura do I Colóquio Internacional em Educação, e fica em cartaz até o próximo domingo (5). Depois das apresentações em Joaçaba, a Unoesc pretende levar a peça para outras cidades e Estados do Brasil.

O AUTOR E A HISTÓRICA DA PEÇA

 ?O Contestado? foi escrito pelo historiador, dramaturgo e musicista Romário Borelli. A peça foi montada pela primeira vez em Florianópolis na década de 70 e estreou em Joaçaba numa apresentação que reuniu mais de quatro mil pessoas dentro de um ginásio de esportes. Devido à ditadura militar sofreu censura e teve partes do texto cortadas. Percorreu várias cidades de Santa Catarina e do Brasil. Durante quase dois anos foi apresentada na USP, em são Paulo, depois em Curitiba, no Teatro Guaíra, no Rio de Janeiro, entre outros Estados.

Romário Borelli, que já tinha um trabalho teatral reconhecido, com peças como ?Morte e Vida Severina e Roda Viva, ambas de Chico Buarque, ?Arena canta Zumbi?, de Guarniere e Edu Lobo, com apresentações inclusive no exterior, destaca a importância da peça ?O Contestado?, como um dos acontecimentos e conflitos mais importantes da história de Santa Catarina e do Brasil.

CONTEXTO ATUAL

O diretor da peça, Jorge Zamoner, comenta que tanto os textos quanto as músicas foram preservadas na remontagem do espetáculo principalmente porque se trata de um acontecimento histórico que envolveu um grande trabalho de pesquisa por parte do autor, não apenas sobre o fato, mas também sobre a cultura, os costumes e a linguagem da população do meio-oeste catarinense

?Enquanto diretor tenho a responsabilidade de estar concentrado na parte artística, no sentido de dar tempero à peça, misturando realidade à magia do teatro, amarrando o fato histórico com as falas, músicas, atores e cenários artisticamente?. Segundo o professor Zamoner trata-se de uma peça antiga e histórica, mas que carrega questões atuais e contemporâneas como desemprego, falta de oportunidades, política, distribuição de renda e terras.

O maestro do coral da Unoesc, Werno Reinaldo Klein, revela que tanto os músicos como os cantores tiveram que se adaptar aos textos e às músicas da peça. Para ele a maior dificuldade é a mistura da música com a encenação, ou seja, o movimento cantado. ?Quem tiver o privilégio de assistir ao espetáculo não verá um coral parado, mas se movimentando e interagindo com os demais atores num espetáculo ora falada, hora cantado?, comenta.

 SERVIÇOS.

O QUE: Peça Cênico Musical ?O Contestado?

ONDE: Teatro Alfredo Sigwalt ? Joaçaba SC

QUANDO: dias 1, 2, 3, 4 e 5 de agosto.

HORÁRIO: 20h 15min

INGRESSOS ANTECIPADOS: Ótica Calliari, Fonte Viva Discos e Teatro Alfredo Sigwalt e protocolo da Universidade

VALOR: R$ 5,00 (estudante) / R$ 10,00 (geral).

Anterior

AUTORIDADES VISITAM O PARQUE INDUSTRIAL

Próximo

PIRATUBA SEDE DE REUNIÃO DA UVESC

Deixe seu comentário