Ouro está desenvolvendo o projeto da Paz
Logomarca do Projeto ?Agentes da Paz?.
Promover a articulação, reflexão, formação e implementação de ações voltadas para a temática da cultura da paz é o principal objetivo do projeto. Em todo o estado de Santa Catarina escolas e entidades educativas estão sendo mobilizadas a participarem do projeto, isso por que, os idealizadores do ?agentes da paz?, acreditam que a educação para a paz implica num amplo processo participativo que busque mudar o nosso jeito de pensar, nossos hábitos e promova o aprendizado da paz, da ética e da justiça. A escola tem um papel primordial neste projeto, pois é através das crianças e adolescentes que vamos construir uma ?cidadania ativa?, os pais, professores, autoridades e comunidade em geral também são parte integrante do projeto.
Substituir a cultura da violência por uma cultura de paz é o que pretende a Associação dos Magistrados Catarinenses(AMC) com o desenvolvimento do projeto ?Agentes da Paz?, elaborado pela Comissão Pró-Infância e Juventude da AMC, presidida pela Juíza Sônia Maria Mazzeto Moroso, em parceria com o Poder Executivo Estadual através de suas Secretarias Estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia, de Saúde e da Segurança Pública, Defesa do Cidadão, Conselho Estadual dos direitos da Criança e do Adolescente e Fundação Maurício Sirotski ? RBS.
No período de 05 á 12 de outubro acontece a ?Semana da Paz?, que é o coroamento das atividades do projeto e exteriorização das ações, onde serão realizadas diversas ações voltadas para a temática da cultura da paz, sem prejuízo das ações desenvolvidas ao longo do ano.
Para este ano de 2007, Ouro desenvolverá ainda na ?Semana da Paz?, um evento cultural com várias apresentações de alunos das escolas do município e, no dia 09 de outubro o show com a Banda Nego Joe de Balneário Camboriú vencedora do Festival da Música e da Integração Catarinense, com a música Canção da Paz.
CANÇÃO DA PAZ
(Nego Joe)
Eu quero cantar as cantigas
Brincar de ciranda no espaço
Usar a aquarela da vida
Pra pintar milhões de abraços
Trabalho é só no futuro
Violência só conheço de nome
Depois da lição um suspiro
Um lanchinho pra matar a fome
Nada de passa grana e sim passa bola
Não pro farol e sim pra escola
Plantar o respeito e colher cidadãos
Criança perdida só no pique-esconde
Sem bala perdida sem frio sem fome
Um futuro decente ao alcance das mãos
Violência é criança não poder brincar
Sem teto sem sonhos sem acreditar
Em um mundo descente mais justo eu sei
A paz é um rio de água corrente
Sacia a sede de vida da gente
A paz a meu ver deveria ser lei
Paz a juventude pede paz
Paz que essa planta cresça mais e mais
Paz nossas crianças pedem paz
Paz vem como as folhas que essa brisa traz
Paz!
Logomarca do Projeto ?Agentes da Paz?.
Deixe seu comentário