logo RCN

Negócios, educação e infra-estrutura

Agenda de Luiz Henrique em Veneza

Veneza, Itália (1/7/2007) - O governador Luiz Henrique, na segunda-feira (2/7) em Veneza encontra-se com os presidentes das províncias do Vêneto e Belluno, apresenta projeto de turismo e firma protocolo de intenções, que inclui prefeituras catarinenses. Na universidade de Veneza, trata de temas culturais e da educação, junto com representantes de universidades catarinenses.

Numa missão considerada pelo embaixador brasileiro na Itália, Adhemar Bahadian, como extremamente positiva e consistente, por reunir governo,empresários, prefeituras e universidades, o governador Luiz Henrique desdobra na segunda-feira (2) a etapa da região do Vêneto, uma das mais importantes econômica e culturalmente da Itália e origem da maioria dos catarinenses descendentes de italianos.

Pela manhã, realiza-se o encontro entre os governos de Santa Catarina e do Vêneto, quando será discutido o aprofundamento das relações bilaterais. Entre os projetos existentes, tem destaque o ?Cammino Veneto? para desenvolvimento do turismo nas regiões de colonização italiana, reunindo belezas naturais, gastronomia, música,lazer, história e valorizando a região e criando nova fonte de ocupação e renda.

Com os presidentes das províncias de Veneza, Davine Zoggia, e Belluno, Sergio Reolon, será assinado convênio de intenções que abre espaço para cooperação e intercâmbio em praticamente todas as áreas, objeto de especial interesse dos prefeitos que fazem parte da comitiva catarinense. Ayres Marchetti, prefeito de Ibirama, vê com otimismo esta viagem à Itália ?pois a cada momento pode surgir uma oportunidade de recebermos em Ibirama investimentos italianos?. Igualmente o prefeito de Capinzal, Nilvo Dorini diz que ? com o conhecimento mútuo abrem-se portas que até agora nem existiam para diversas áreas da atividades empresarial e cultural que interessam ao meu município?. Edemilson Canale, prefeito de Seara, acredita que poderá agregar à produção agroindustrial do município, outras fontes de desenvolvimento, com a vinda de empresas complementares ou que abram diferentes ramos de atividades econômicas.

O roteiro de encontros em Veneza prossegue na Universidade Ca`Foscari, onde a Univille já desenvolve projeto conjunto de cooperação na área do meio ambiente, de ensino de pós-graduação, da física, dos processos industriais e cultura. Acontece também visita e reunião no Instituto Thetis, que trata de projetos científicos de planejamento e controle de trânsito e tráfego terrestre, aéreo e marítimo, oferecendo know-how a municípios e instituições de várias partes do mundo, como a criação do esquema de implantação e gestão do trânsito para a próxima Olimpíada na cidade de Pequim.

O secretário de Relações Internacionais, Vinicius Lummertz, ao avaliar o programa que está sendo executado na Itália, salienta que é uma forma eficaz de mostrar Santa Catarina: ?Estamos presentes com o governador, com deputados, com empresários, com
universidades, a área cultural e com prefeitos, o que dá aos italianos também uma dimensão humana de quem somos e do que podemos fazer em conjunto?.


Secretaria de Estado de Comunicação

Governador Luiz Henrique mantém encontro de negócios com cerca de 100 empresários italianos na Embaixada do Brasil em Roma. O governador licenciado falou das oportunidades de investimentos em Santa Catarina - Roma, Itália, 28/6/2007 - Foto: Divulgação, SECOM / SECOM

 

 

Roma, Itália

 

Anterior

SANTA CATARINA INVESTE NO TURISMO DE QUALIDADE

Próximo

EDUCAÇÃO

Deixe seu comentário