Prefeitura realiza a posse do Conselho de Turismo de Zortéa |
Negócios, educação e infra-estrutura
Agenda de Luiz Henrique em Veneza
Veneza, Itália (1/7/2007) - O governador Luiz Henrique, na segunda-feira (2/7) em Veneza encontra-se com os presidentes das províncias do Vêneto e Belluno, apresenta projeto de turismo e firma protocolo de intenções, que inclui prefeituras catarinenses. Na universidade de Veneza, trata de temas culturais e da educação, junto com representantes de universidades catarinenses.
Numa missão considerada pelo embaixador brasileiro na Itália, Adhemar Bahadian, como extremamente positiva e consistente, por reunir governo,empresários, prefeituras e universidades, o governador Luiz Henrique desdobra na segunda-feira (2) a etapa da região do Vêneto, uma das mais importantes econômica e culturalmente da Itália e origem da maioria dos catarinenses descendentes de italianos.
Pela manhã, realiza-se o encontro entre os governos de Santa Catarina e do Vêneto, quando será discutido o aprofundamento das relações bilaterais. Entre os projetos existentes, tem destaque o ?Cammino Veneto? para desenvolvimento do turismo nas regiões de colonização italiana, reunindo belezas naturais, gastronomia, música,lazer, história e valorizando a região e criando nova fonte de ocupação e renda.
Com os presidentes das províncias de Veneza, Davine Zoggia, e Belluno, Sergio Reolon, será assinado convênio de intenções que abre espaço para cooperação e intercâmbio em praticamente todas as áreas, objeto de especial interesse dos prefeitos que fazem parte da comitiva catarinense. Ayres Marchetti, prefeito de Ibirama, vê com otimismo esta viagem à Itália ?pois a cada momento pode surgir uma oportunidade de recebermos em Ibirama investimentos italianos?. Igualmente o prefeito de Capinzal, Nilvo Dorini diz que ? com o conhecimento mútuo abrem-se portas que até agora nem existiam para diversas áreas da atividades empresarial e cultural que interessam ao meu município?. Edemilson Canale, prefeito de Seara, acredita que poderá agregar à produção agroindustrial do município, outras fontes de desenvolvimento, com a vinda de empresas complementares ou que abram diferentes ramos de atividades econômicas.
O roteiro de encontros em Veneza prossegue na Universidade Ca`Foscari, onde a Univille já desenvolve projeto conjunto de cooperação na área do meio ambiente, de ensino de pós-graduação, da física, dos processos industriais e cultura. Acontece também visita e reunião no Instituto Thetis, que trata de projetos científicos de planejamento e controle de trânsito e tráfego terrestre, aéreo e marítimo, oferecendo know-how a municípios e instituições de várias partes do mundo, como a criação do esquema de implantação e gestão do trânsito para a próxima Olimpíada na cidade de Pequim.
O secretário de Relações Internacionais, Vinicius Lummertz, ao avaliar o programa que está sendo executado na Itália, salienta que é uma forma eficaz de mostrar Santa Catarina: ?Estamos presentes com o governador, com deputados, com empresários, com
universidades, a área cultural e com prefeitos, o que dá aos italianos também uma dimensão humana de quem somos e do que podemos fazer em conjunto?.
Secretaria de Estado de Comunicação
Governador Luiz Henrique mantém encontro de negócios com cerca de 100 empresários italianos na Embaixada do Brasil
Roma, Itália
Deixe seu comentário