logo RCN

Município de Ipira promove IV Encontro de Falantes do Hunsrückisch

Ipira promoveu no último sábado (22), o IV Encontro de Falantes de Hunsrückisch. Numa parceria do IPOL - Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Letras / Área de Língua Alemã e Programa de Pós-Graduação em Letras, o evento que tem o objetivo reunir falantes e gestores da língua Hunsrückisch interessados no conhecimento e salvaguarda como patrimônio cultural imaterial. Além dos debates e reflexões que proporcionam, são espaços para expor, divulgar e buscar informações sobre a língua. Além disso, o Hunsrückisch, antes dialeto do alemão, está sendo oficializado como uma língua.

Na oportunidade, o Pastor Rogério juntamente com o Coral Sempre Verde de Linha Filadélfia sob a Regência de Alípio Land e o Coral Aliança sob a Regência de Anderson Schranck fizeram os presentes se emocionar com um culto todo em alemão. Logo após a Banda Municipal coordenada pelo Diretor de Cultura, Ramiro Vieira Neto fez a condução dos presentes até o Centro de Eventos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana para a abertura oficial.

O Prefeito Emerson agradeceu imensamente satisfeito aos presentes e como um bom nato, saudou a todos na língua alemã. Falou da importância de se resgatar e preservar nossa cultura alemã, tão presente principalmente nos Municípios do Integrar, Alto Bela Vista, Ipira, Peritiba e Piratuba. Além de uma participação especial de Arabutã onde também está sendo fortemente resgada essa cultura. Falou que para vivermos o futuro é preciso entender e valorizar nosso passado.

Em seguida, foram apresentados sob a Coordenação Geral de Cléo Vilson Altenhofen - Professor da Universidade Federal do Rio do Sul, Rosangela Morello - Coordenadora do IPOL e Ana Paula Seiffert - Pesquisadora do Ipol e Professora do IFC, a situação atual do Hunsrückisch, através de inventário e pesquisa. Após o almoço, algumas piadas arrancaram gargalhadas dos presentes. As Professoras de Alemão, Cleotilde Fries e Janete Potratz Weirich trouxeram muitas informações importantes sobre o ensino alemão trabalhado em nossa região.

Ainda foi apresentado um documentário do IHLBRL, com depoimentos em Hunsrückisch, Contação de Histórias e a escolha do local para o V Encontro que ficou a cargo do Município de Arabutã.

Conforme o Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Indústria e Comércio, Oladimir Odi Rese, é preciso preservar nossa cultura. "Não podemos perder nossas raízes, precisamos falar o alemão com nossos filhos desde cedo, para que compreendam a importância de se falar mais de uma língua e de se resgatar nossa cultura, valorizar nossos antepassados, repassar nossos conhecimentos ao longo de gerações.

"Obrigado Oladimir. Retornamos com uma ótima recordação do IV Encontro de Falantes do Hunsrückisch de Ipira e a esperança de novas perspectivas para o futuro. Parabéns, novamente! Abraço" foram às palavras de Cléo Altenhofen com relação ao Encontro.

Para finalizar o evento com chave de ouro, comprovando que Ipira realmente preza por suas raízes, investindo, resgatando e preservando um legado que vem sendo cultivado por gerações, o Grupo Folclórico Hunrickervolkstangruppe, categoria infanto juvenil fez uma bela apresentação sob a Coordenação da Professora Simone Minks. Um coffee break foi servido com diversos produtos deliciosos que foram trazidos pelos Municípios para confraternizar o momento. 

O I Encontro foi realizado no ano de 2012, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul organizado pelo projeto ALMA-H no âmbito das atividades do dia das Portas Abertas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nos dias 24 e 25 de agosto de 2018, em Florianópolis, Santa Catarina aconteceu o II Encontro de Falantes do Hunsrückisch e I Encontro do Inventário do Hunsrückisch como Língua Brasileira de Imigração (IHLBrI), organizado pelo IHLBrI, através do IPOL. 12 e 13 de outubro de 2018, Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul realizou o III Encontro de Falantes do Hunsrückisch e II Encontro do Inventário do Hunsrückisch como Língua Brasileira de Imigração (IHLBrI), organizado pelo IHLBrI, através do ALMA-H. Foi a partir do III Encontro, que abriu-se a possibilidade de prefeituras e outras entidades organizarem, com a anuência do IHLBrI, novos encontros itinerantes e com periodicidade livre, porém respeitando a numeração histórica. Assim, surgiu o próximo Encontro e outros que irão vir.

Cidiane Pedrussi / jornalista

APAE PREPARA PRATO ESPECIAL PARA CONFRATERNIZAÇÃO ANUAL EM JANTAR SOLIDÁRIO Anterior

APAE PREPARA PRATO ESPECIAL PARA CONFRATERNIZAÇÃO ANUAL EM JANTAR SOLIDÁRIO

Administração Municipal de Capinzal Próximo

Administração Municipal de Capinzal

Deixe seu comentário