logo RCN

Moção de Aplausos

Câmara de Vereadores de Capinzal aprova homenagem ao médico veterinário Antonio Maria Hermes, que há 35 anos presta serviços em nível regional

 

O vereador e presidente do Poder Legislativo de Capinzal, Alcedir Afonso Coronetti (PMDB) fez uma Moção de Aplausos reconhecendo o trabalho e importância de Antonio Maria Hermes, sendo ele médico veterinário há 35 anos. A Moção de Aplausos reconhece a trajetória profissional de Antonio Maria Hermes, como médico veterinário, sendo que o mesmo teve atuação pessoal social destacada em Capinzal e região.

O objetivo de Coronetti e também dos demais vereadores quanto a Moção de Aplausos teve por objetivo lembrar-se de uma pessoa ilustre, embora não tenha nascido em Capinzal, dotou o mencionado Município como se fosse a sua terra natal, onde prestou e continua prestando serviços e trabalhos de suma importância.

Coronetti obteve êxito por unanimidade na aprovação da Moção de Aplausos, sendo estes os vereadores que votaram pelo reconhecimento: Gilmar Antonio da Silveira (PV), Kelvis Borges (PP), Antonio Carlos Mantovani (PT), Carlos Adriano Zocoli (PSDB), Senair Bressan (PMDB), Aldair Brandão (Penteado / PPS), Valdelir Francisco de Souza (Jegue / PMDB) e Cimara Moreira Baú (PMDB), pois não precisou do voto minerva do presidente: Coronetti.

Histórico de Antonio Maria Hermes

Antonio Maria Hermes filho de José Luiz Hermes e de Maria do Carmo Coelho Hermes nasceu no dia 05 de julho de 1954, em Abdon Batista (SC).

Leva o nome de Maria, pois a igreja católica festejava o ano de 1954 como “ano mariano” ou dogma da fé, e o Padre Vigário na época obrigou que todos os nascidos em 1954 levassem o nome de Maria.

É filho de agricultores pertencente a uma família de 12 irmãos.

Iniciou sua vida escolar no curso primário dado pelo seu próprio pai, na escolinha existente junto à casa paterna. Fez o ginasial no colégio das Irmãs, de Abdon Batista, distante a 12 km de sua casa, no qual ia e voltava diariamente a pé, saindo pela manhã e retornava próxima às 14h e depois tinha obrigação de ir à roça, pois cultivavam milho, trigo e fumo de corda.

Terminado o ginásio foi estudar no colégio agrícola Caetano Costa, de Lages, em regime de internato, formando-se na primeira turma de Técnicos Agrícolas 1973. Para manter-se em Lages cultivava verduras na horta do colégio e vendia na banca n°23 do mercado público de Lages, todas as sextas feiras à tarde e durante todo sábado.

Depois de formado trabalhou na empresa OlinCraft, hoje grupo Klabin, em Otacílio Costa como viveirista e topógrafo de janeiro a julho de 1974.

Prestou vestibular e foi aprovado na Escola Superior de Medicina Veterinária de Lages, na Fundação Educacional de Santa Catarina- FESC, hoje UDESC. Para manter-se no curso de medicina veterinária lecionou nos seguintes colégios: Escola técnica de Comércio de Lages, no Colégio Estadual Aristialiamos Ramos; Colégio Estadual Flodoaldo Cabral, Colégio Estadual Maria Quitéria e Colégio Santa Rosa de Lima.

Em 1975 foi escolhido para participar da equipe n° 39 do Projeto Rondon, em Itaituba, no Estado do Pará. Em 1976 recebeu uma bolsa de estudos do Bradesco e fez o curso de Inseminação Artificial na PEC PLan Bradesco, em Uberaba, Minas Gerais.

Formou-se médico Veterinário em 15 de julho de 1978, iniciando sua profissão na Prefeitura de Campos Novos até 15 de setembro, quando prestou concurso público na CAFASC e ingressou no dia 02 de outubro de 1978, sendo lotado no município de Capinzal. Na época, a subárea de Capinzal abrangia os municípios de Peritiba – Ipira, Piratuba, Ouro, Lacerdopolis, Castelo Branco e Erval Velho, além dos distritos de Zortea e Barra do Leão. Neste mesmo ano ajudou a combater a Peste Suína Africana, em São Carlos, município de Lacerdópolis.

Na época tudo era difícil, estradas ruins, sem meios de comunicação, problemas de verminoses, carrapatos, desnutrição e aos poucos foi orientando os produtores, ajudando a melhorar o rebanho e a produtividade.  Além das muitas atividades principalmente nas campanhas de vacinação contra febre aftosa e Peste Suína, pois muitos agricultores rejeitavam tais vacinações, e o qual sempre contornava como um bom diálogo.

Em Dezembro de 1978 casou-se com Arineide de Fátima Viera com a qual teve dois filhos: Rafael Gustavo Hermes e Renan Alisson Hermes, e para seu orgulho os dois também são veterinários.

Iniciou também atividades no campo da Educação em 1979 lecionando Biologia no Colégio Flor do Vale, mais tarde colégio Cenescista Padre Anchieta (CNEC), onde permaneceu por 28 anos, lecionando e também assumiu a presidência e foi diretor. Também atuou no Colégio Mater Dolorum e também no Colégio Estadual Prefeito Silvio Santos.

Com a vinda do jovem Marco Antonio Hachaman, em 1990 foi membro fundador do Grupo Escoteiro Trem do Vale, atuando como presidente, chefe de Grupo e chefe de Seção. Aperfeiçoou-se no movimento escoteiro conseguindo com muito orgulho a Insígnia da Madeira que é o mais alto grau elevado do Escotismo. O Grupo teve duração de 10 gloriosos anos onde levaram o nome de Capinzal para vários municípios onde partejaram atividades escoteiras.  Sente-se orgulhoso em ver que todos os jovens escoteiros que participaram no grupo, atualmente são cidadões honestos, com caráter e responsáveis, sendo que a maioria tem seus próprios negócios ou progrediram formando médicos, dentistas, advogados, engenheiros etc. Ainda sonha em reorganizar o grupo escoteiro, se obtiver apoio necessário.

Sempre atuante participando nas causas sociais, foi membro fundador da igreja São Leopoldo Mandic, no loteamento São Terezinha onde permaneceu por três vezes consecutivas. Foi presidente do Fundef, hoje, Fundeb por quatro anos. Atou como membro da Comissão Municipal da Agricultura, incentivou para criação do Parque de Exposições Domingos Pellizzaro, participando ativamente da primeira até a 30ª Feira de Gado Geral e dos Leilões do Canal Rural. Também um desportista assíduo, jogando como goleiro em vários campeonatos e times da cidade de Capinzal. Faz parte do grupo de jurados da Comarca de Capinzal, atuando em vários júris.

Em 2008 divorciou-se e vive em união estável com Adriana Chaves com quem tem dois filhos, Andrelize Regina Hermes e André Antonio Hermes, residindo no município de Zortea, onde também presidiu a Associação de Pais e Professores do Centro de Educação Infantil Estrela do Amanhã e atualmente no Grupo Escolar Horizonte Núcleo I e II.

Considera sua maior virtude de sempre atender a todos que o procuram, independente de dia, ou hora, nunca cobrando um centavo sequer por suas atividades.

Um momento marcante em sua vida foi a enchente de 1983, onde ouve uma grande solidariedade entre as pessoas.

Em 1998 formou-se Especialista em Bovinocultura de Leite e de Corte pela Universidade de Lavras Minas Gerais, e em 2006 formou-se em especialista em Biologia, também em Lavras na área de Quirópteros (Morcegos Hematófagos).

Durante seus 35 anos de trabalho fez parte do grupo de 21 Médicos Veterinários altamente treinados para combater doenças emergências, ajudou a combater a Raiva e Peste Suína Africana, peste Suína Clássica, Febre Aftosa, Doença de Newcastle, e a Influenza Aviaria e Suína sentido orgulhoso com status sanitário que a Cidasc deu ao Estado de Santa Catariana, que hoje exporta suíno e aves para os mais exigentes mercados internacionais.

Na Cidasc além de veterinário foi coordenador de Pecuária nas regionais de Campos Novos e Joaçaba, de 2002 a 2007, em 09 de julho de 2007 foi nomeado gerente Regional da Cidasc de Joaçaba, onde permaneceu até 30 de maio de 2013 encerrando assim sua carreira de médico Veterinário da Cidasc.

Sente realizado profissionalmente e continua exercendo sua profissão de Médico Veterinário, agora autônomo, mas continua sendo o mesmo Antonio Maria que todos conhecem que não tem hora nem dia, desde que o animal necessite lá vai ele, sendo seu maior prazer ajudar alguém.

Agradece a boa acolhida que sempre teve, desde as lideranças formais até os menos favorecidos, ao Prêmio Estimulo da Câmera de Vereadores em 1984 e ao troféu do profissional Liberal do ano que a ACIRP lhe premiou em 2003, as homenagens prestadas pelo Sindicato Rural de Capinzal, sente orgulho por ter se tornado um cidadão Capinzalense, sempre contribuindo com Capinzal e fazendo parte de sua história.

 

Vereadores de Capinzal reconhecem os serviços e trabalhos que vem prestando o médico veterinário Antonio Maria Hermes. Jegue, Sena, Cimara, Mantovani, Coronetti, Antonio Maria, Adriano, Penteado, Kelvis e Guinho.

 

Jegue; assessor da Mesa Diretora da Câmara: homenageado Vlademir Molin, Antonio Maria e Coronetti.

 

Educação Anterior

Educação

Clubes de Mães comunitários de Ouro participam de Campanha de Doação de Sangue Próximo

Clubes de Mães comunitários de Ouro participam de Campanha de Doação de Sangue

Deixe seu comentário