logo RCN

MAIS DE 70 MERENDEIRAS DA REGIÃO DA AMMOC

MAIS DE 70 MERENDEIRAS DA REGIÃO DA AMMOC PARTICIPAM DE TREINAMENTO EM LUZERNA

Luzerna - As merendeiras que trabalham nas creches e escolas municipais e estaduais da região da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc), onde a merenda é municipalizada, participaram de mais um treinamento sobre o grupo de Alimentos, Higiene, Manipulação e a Importância da Qualidade Final da Merenda Escolar. Estes treinamentos vêm sendo desenvolvidos pela área de Nutrição da Ammoc já há cinco anos. O encontro que foi realizado no Seminário São João Batista de Luzerna reuniu cerca de 70 merendeiras da região. Estiveram presentes na abertura do encontro à secretária de Educação de Luzerna Noeli Ungericht e o secretário executivo da Ammoc Norival Fiorin.

De acordo com a nutricionista da Ammoc Noemi Pontin nestes encontros que são promovidos duas vezes por ano, são repassadas as merendeiras informações sobre a higiene e manipulação dos alimentos e a importância de um cardápio equilibrado na merenda escolar. As dicas repassadas para as profissionais vão desde preparar os alimentos mais próximo possíveis do horário que será servido, não reaproveitar sobras, armazenar os alimentos de forma correta não utilizando recipientes de alumínio e criar pratos convidativos ao apetite dos alunos, usando receitas de pães e bolos coloridos. ?È a merendeira a principal incentivadora dos alunos para que eles consumam alimentos saudáveis?. Afirma a nutricionista.

Também durante estes encontros são repassadas as merendeiras dietas especiais para alunos portadores de patologias como: diabetes, obesidade, alergia a glúten (produtos á base de farinha de trigo) e a lactose (a base de leite). Para estes alunos são elaborados cardápios diferenciados. De acordo com a coordenadora da merenda escolar de Água Doce, Claudete Signore, as merendeiras das 14 escolas do município participam de todos os treinamentos. ?Além de aprenderem novas receitas, elas estão reforçando a merenda escolar com a inclusão de novos alimentos como frutas, verduras e legumes, e também aprendem a despertar nos alunos o interesse por uma merenda mais saudável e tudo isso começa também com os cuidados de higiene na manipulação dos alimentos?.

Para acompanhar a qualidade da merenda servida nas escolas será feita em dezembro uma avaliação nos estabelecimentos de ensino da região. Será aplicado um questionário diferenciado para alunos, professores, diretores e secretários de Educação dos municípios. Após os questionários serem avaliados também será feito uma visita técnica nas escolas pela nutricionista. O objetivo é incentivar as merendeiras para que aplique nas escolas o que é repassado nos treinamentos.

 

Palestra com Noemi.

 

Anterior

UNOESC ? UNIDADE DE CAPINZAL FORMA MAIS 71 PEDAGOGOS

Próximo

ANIVERSÁRIO

Deixe seu comentário