Ligeirinho
Ligeirinho q Na pequena cidade de Capinzal o trânsito é conturbado em virtude do comércio e órgãos públicos se aglomerarem, praticamente um em cima do outro. Prefeitura, Fórum, escritórios de advoc
Ligeirinho
q Na pequena cidade de Capinzal o trânsito é conturbado em virtude do comércio e órgãos públicos se aglomerarem, praticamente um em cima do outro. Prefeitura, Fórum, escritórios de advocacia, Agências bancárias, casa lotérica, hospitais, farmácias, rodoviária e transporte coletivo, postos de combustíveis, supermercados, hotéis, panificadoras, lojas de confecções, de calçados, de móveis e eletrodomésticos, tudo muito junto e numa pequena área, o que não justifica a infeliz idéia da implantação do estacionamento rotativo. O pessoal gosta de estacionar em frente do comércio e nem quer saber de caminhar, além disto, os motoristas são lentos e os pedestres querem atravessar a rua em qualquer lugar e no momento que achar conveniente. Já imaginou, se o Simae optasse por colocar um escritório também na minúscula área comercial de Capinzal?
q A rua mais movimentada de Capinzal é a XV de Novembro, no entanto, este trajeto não conta com um supermercado de gêneros alimentícios, o que seria uma boa pedida. Se à XV de Novembro é considerada o ?coração da cidade?, então devem dar vida ao comércio e a satisfação do cliente.
q Um determinado gerente de certa agência bancária contestou a pressão por parte de entidade representante do comércio local e microrregional, quanto ao cheque sem fundo. A instituição bancária tem suas normas, mas também é preciso o comércio ponderar e dar as devidas condições à maior razão de sua existência: o cliente, ou seja, o público consumidor. Em certos casos o cliente paga as suas contas em dia, porém, quando acontece um imprevisto com gastos excessivos, quem sabe por questão saúde, ao não conseguir quitar dívida, acaba tendo seu nome executado e ninguém procura lhe preservar a sua imagem de verdadeiro cidadão.
q O dito acesso cidade baixa à cidade alta e/ou vice-versa, quanto à sua infra-estrutura necessária e quanto à sua segurança no trânsito não melhorou e sim vem piorando. É preciso de guard-rails (protetores que evitam a colisão em poste, residências e salas comerciais, atropelamento de pedestres), inclusive sugerimos a implantação de redutores de velocidade e jamais semáforos que seguram veículos por mais tempo. Continua o problema de entrada e saída da SC-303 à Madeireira Falavigna, e que se diga, freqüentemente neste acesso são registrados acidentes graves.
q Na última semana que passou, um casal deixou seu carro estacionado no pátio da igreja matriz com seus dois filhos dentro do mencionado veículo, enquanto foram ao comércio local. Transeuntes perceberam a angústia das duas crianças e em minutos aglomerou gente para salvar essas vidas que seriam ceifadas devido à alta temperatura dentro do veículo. A cabeça não foi feita somente para carregar o cabelo e nem chapéu, sua principal função é pensar e refletir.
q Voltamos a bater na mesma tecla, a construção de passarelas sobre a Ponte Irineu Bornhausen. Há muito tempo estamos em nome do povo solicitando este benefício, que infelizmente, ainda não se concretizou. A ponte foi planejada para o movimento da época, construída em 1932, portanto, o fluxo de veículos e de pedestres é intenso e foge da realidade de décadas atrás. Novamente Joaçaba e Herval d?Oeste saem na frente, onde estão sendo implantadas as ditas passarelas sobre a Ponte Jorge Lacerda, sem falar nas várias pontes construídas na travessia do Rio do Peixe, o que caracteriza excelente representação política nas prioridades das respectivas cidades.
q Insistentemente sugerimos que fosse construída uma segunda ponte sobre o Rio do Peixe, Capinzal e Ouro, o que serviria como contorno viário, a exemplo do que acontece em Joaçaba/Herval d?Oeste, Videira e em tantas outras cidades. Infelizmente não é prioridade para ambos os municípios, conseqüentemente, significa dizer que estão atrasados em termos de progresso, levando em conta que na maioria das SC e BR são localizadas e/ou deslocadas para fora do perímetro urbano.
q Um bom exemplo para se construir uma rodoviária intermunicipal acontece em Concórdia, com várias plataformas de embarque e desembarque. Quanto à de Capinzal, na mais sincera opinião, antes de ficarem reformando a atual estrutura, deveriam iniciar a construção de uma nova ao lado e depois ampliá-la sobre o atual prédio. Terreno tem o suficiente, levando em conta a precariedade visual da Praça Pedro Lelis Santos da Rocha. Quanto às melhorias no trânsito para chegar até a rodoviária, caso fizessem as plataformas recuadas e retirassem dali o terminal de transporte coletivo, certamente o trânsito não ficaria conturbado como estão deixando. Esperamos que tais obstáculos e a falta de um engenheiro viário não causem acidentes envolvendo veículos e pedestres.
q Os meninos estão em alta e as meninas se colocam em posição da oferta maior que a procura. Um único rapaz sai de casa e acaba sendo disputado por várias moças, as quais chegam ao ridículo de brigar umas com as outras no tapa. É momento das meninas se valorizarem, evitando ser coisa fácil, inclusive não aderir aos vícios lícitos (bebidas alcoólicas e cigarros), e jamais dar sorte pro azar com os vícios ilícitos.
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