logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

 Um Gol tem varias gerações e inúmeras opções, sendo um veículo popular muito cobiçado, portanto, o melhor caminho é adquirir um zero quilômetro, consequentemente, é uma satisfação ter um meio de locomoção da marca Volkswagen. Por incrível que pareça, uma entidade representativa deixou de comprar um Gol e adquiriu outra marca, pois pensou numa pequena economia e não levou em conta as vantagens do popular da Volkswagen, numa desta o barato pode custar caro. Uma revendedora é associada há muito tempo da entidade, no entanto, a outra recém chegou na cidade e já conseguiu vender um carro, o que demonstra a falta de consideração da Diretoria para com o associado de muito tempo.
 A municipalidade pretende construir em torno de 160 moradias, alegando área de risco aos moradores ribeirinhos, nas mediações de barrancos e muito mais. O inaceitável é saber que determinada Família há muito tempo reside no que se chamava de estrada velha, hoje interligada pela Avenida Leonardo Santos no prolongamento da Rua Aparício Ribeiro, sendo que os administradores têm um projeto para tirá-los e removê-los para outro local. Tal Família está ali há mais de 50 anos, sendo cinco gerações que ali residem, portanto, talvez seja uma falta de consideração querer mudar sua cultura e localização habitacional. Se existe risco, este é no trânsito, basta colocar guard-rails (proteção) e lombadas físicas (quebra-molas), para evitar excesso de velocidade no trânsito. Os vereadores e o próprio Ministério Público devem solicitar a relação das famílias em área de risco e quem mais será contemplado com a casa própria no loteamento feito pela municipalidade.
 Certo posto de combustível perdeu um cliente, pelo fato de estabelecer como critério aceitar cheque de terceiros desde que se gaste 60% da importância, caso contrário não abastece. O cidadão era cliente do posto há muito tempo, então como duvidaram da procedência do cheque ou por deduzir que talvez não tivesse fundo, virou as costas e jamais pretende aparecer de volta ao mencionado comércio, porém, deveria ter acionado o Procon e também o Ministério Público, devido o abuso e quem sabe visando uma venda casada. Essa iniciativa de determinado posto é uma afronta ao cidadão, sendo um mau exemplo para o comércio local e um descrédito para quem porta cheque.
 Muito solicitamos e de certa maneira algumas reivindicações foram concretizadas, a exemplo da reforma da ponte pênsil e a construção de passarela na Ponte Irineu Bornhausen, pavimentação no Distrito de Alto Alegre e na localidade de Lindemberg, construção de asfalto até Campos Novos, revitalização do asfaltamento Ouro sentido Joaçaba, anel viário que ainda não saiu do papel, asfalto de Ouro a Jaborá apenas prometido, ainda outras pendências. O estacionamento rotativo era prioridade da oposição, sendo executada pela situação, no sentido de proibir que os funcionários do comércio local fossem de carro e moto para o trabalho, porém, não é preciso barrar que os mesmos estacionem nas proximidades da área comercial (altos da Rua Carmelo Zocoli, pátio da igreja e nem no acesso que seria aberto ao hospital). Os funcionários deixaram a via pública à disposição do cliente que paga a vaga para estacionar, pois nada é de graça no mundo capitalista. Que bom seria que o Poder Público selecionasse o caos de circulação de carros e motos na minúscula área comercial, evitando que os veículos percorram maior distância, levando em conta a cidade estar mais planejada para o trânsito de veículo de traça animal do que para automotores.
 Concordamos que Hospital Nossa Senhora das Dores reivindique apoio na execução do projeto de readequação de sua estrutura física, pedindo ação aos prefeitos, vereadores e amigos do hospital para que os governos estadual e federal auxiliem na questão da saúde de Capinzal e microrregião. A congregação Servas de Maria reparadoras bancou 90% das despesas de reforma do setor de emergência e construção de nutrição, porém, ela não mais enviará auxílio, tendo o hospital que se manter com seus próprios recursos ou será fechado. Devemos aqui ponderar: Quanto vai de arrecadação para o exterior e quanto volta de recursos para a fonte geradora? Capinzal possui dois hospitais, um filantrópico e outro particular, porém, ambos atendem pelo SUS, portanto, não podem querer só salvar um e outro deixar a sorte do destino. Essa Coluna há muito tempo sugere que os munícipes também optassem por contribuir com o hospital com certo valor na cobrança da tarifa de água ou de energia elétrica, porém, deve ter critério para essa ajuda e sua contrapartida.
 Procuramos e encontramos como fonte o site http://maisvoce.globo.com, artigo de autoria de Celina Coutinho, sobre Getúlio Vargas, o presidente que ficou mais de 15 anos no poder, suicidou-se em com um tiro no coração meio a uma crise política (24 de agosto de 1954). A Era Vargas foi marcada pela ditadura e pela organização dos direitos trabalhistas, muitos deles em vigor até hoje. Alguns foram ampliados, mas pouca gente sabe disso. Vargas deixou uma carta-testamento em que responsabilizava a oposição que, segundo ele, não queria que o trabalhador fosse livre. Vargas era chamado de "o pai dos pobres" porque foi o responsável por algumas conquistas trabalhistas que vigoram até hoje. Em 1943, editou a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), um conjunto de normas criadas desde os anos 30 para proteger o trabalhador, também criou o salário mínimo e da carteira de trabalho; - jornada diária de 8 h; direito a férias anuais remuneradas; descanso semanal e direito à previdência social; regulamentação do trabalho do menor e da mulher. Depois vieram o décimo terceiro salário e o salário família e a obrigatoriedade do FGTS e o Pis. A Constituição de 1988 criou uma lei que garante licença-maternidade e licença-paternidade, jornada de trabalho semanal e hora extra. Vargas criou benefícios, no entanto, uns e outros sucessores vem tirando direitos, os quais estão mais voltados à saúde financeira dos cofres públicos e também da previdência, enquanto isto, o cidadão comum sobrevive com um salário mínimo e vales, porém, permanece sem perspectiva de vida.
 Para quem é sensível, lamenta ver a destruição do esconderijo noturno dos pássaros, situado no pátio da igreja. As aves saíram em revoada, porém, ao voltar para o “santuário” não encontraram mais os galhos e muito menos às folhas que serviam de abrigo, pois as árvores não foram podadas, e sim, cortadas praticamente no tronco. Quem tem amor aos pássaros chorou ao vê-los sem rumo e perdidos diante do templo religioso.
 A oposição está certa em fiscalizar o bem público, algo feito muito bem no passado por alguns vereadores que ainda permanecem no exercício da função. É estranho ter de pedir por escrito para o prefeito ou ao secretariado para obter acesso a algum documento. Como mudou o modo de agir de certos legisladores, antes nada podia, agora tem quem crie certa resistência. O funcionário é um prestador de serviços e não deve ser pressionado e nem amedrontado caso usar da transparência e do bom senso. Para melhor informação acesse o site de O TEMPO – um jornal de fato, sendo postada sonora, quando poderá tirar suas conclusões sobre o cabo-de-guerra no permitir ou não fiscalizar.
 Somos favoráveis ao monitoramento da minúscula área comercial, porém, não devem esquecer-se da área residencial onde a perda também é grande. Esperamos que o monitoramento não passe a ser apenas uma ação curativa, onde acontece o roubo e depois tenta-se recuperar o levado. Antes de inúmeras blitz, seria bom realizar o policiamento ostensivo, contando com a presença do policial e da viatura para poder inibir possíveis tentativas de delitos, pois basta à autoridade ser vista e os malfeitores desaparecem.
 Será que os responsáveis pela formação de novos motoqueiros estão ensinando a prudência ou a imprudência?... pois grande número de condutores de motos ultrapassam em qualquer lugar, andam numa roda só, arrastam o pezinho do veículo para fazer faísca à noite, cortam a frente dos carros, abrem o escapamento para fazer barulho ensurdecedor, lanternas e faróis não funcionam, e se acham os donos do trânsito. Também tem os jovens motoristas que rebaixam o carro, enchem o mesmo de som e perturbam qualquer um devido o excesso de volume. Se as normas de trânsito existem, essas devem ser cumpridas.
 A Rua Anselmo Toaldo tem duas valas, porém, não se sabe se foi aberta por moradores ou é uma ação da enxurrada, porém, vem favorecendo para acidente de trânsito, sendo o motorista forçado a seguir no sentido de direção na contramão para poder evitar estragar o carro. A mencionada via pública está situada na cidade alta, segundo a informação de uma moradora é no Loteamento Vila Nova, outros dizem que é o loteamento Antonio MR, porém, não importa, é preciso sim, arruar tal rua por onde passa o transporte coletivo e também serve como acesso até a escola municipal.
 

GOVERNO DO ESTADO REAFIRMA QUE VAI CUMPRIR A LEI E PAGAR O PISO SALARIAL Anterior

GOVERNO DO ESTADO REAFIRMA QUE VAI CUMPRIR A LEI E PAGAR O PISO SALARIAL

Próximo

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE: IPIRA INICIA NO DIA 13

Deixe seu comentário