logo RCN

Ligeirinho

Fique por dentro

 ü    Na última semana, os deputados discutiam um projeto de lei que estava parado há três anos: "LEI DA PALMADA", que proíbe castigos físicos em crianças e adolescentes. A presença da apresentadora Xuxa foi o começo de uma confusão. “Mas a conhecida Rainha dos Baixinhos que no ano de 1982 provocou a maior violência contra as crianças em um filme pornográfico”, acusou o deputado Pastor Eurico.  Ela respondeu fazendo coraçãozinho com as mãos. O projeto foi aprovado por unanimidade, porém, a lei ainda tem que passar pelo senado, mas, foi rebatizada de “Menino Bernardo”. É uma homenagem ao garoto que foi morto no estado do RS há mais ou menos um mês. Os principais suspeitos do crime são o pai e a madrasta. O texto aprovado na câmara: “Menores de 18 anos têm o direito de ‘serem educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante”. E define castigo físico assim: "A ação de natureza disciplinar com uso da força física que resulte em sofrimento físico ou lesão à criança ou ao adolescente". O que a lei não diz é que tipo de agressão pode ser considerada castigo físico, e também não prevê punição para os pais que descumprirem a lei. Vai ser papel do juiz decidir sobre a conduta dos pais. Fonte: g1.globo.com.

ü    Uma palmada não dói? Ou deixa marcas pro resto da vida? O Fantástico do último domingo (25) falou de uma discussão que agitou Brasília e que vai mexer com a vida das famílias. Por outro lado tem um ABAIXO-ASSINADO CONTRA LEI DA PALMADA, enviados para a Presidente da República Federativa do Brasil; Congresso Nacional do Brasil; Senado Federal do Brasil, considerando uma violação do direito familiar dos Pais poderem educar os seus filhos. Em vez do Estado se preocupar em dar educação para o povo aprender a ter ética e equilíbrio fica querendo se intrometer no modo como os pais criam seus filhos. Cada família é uma família. Cada caso é um caso. Uns espancam, mas, outros têm equilíbrio. É necessário diferenciar violência doméstica de palmadas de advertência. Não cabe ao Estado a função de educador. Vamos ter um fiscal em cada residência? Ou filhos delatando pais? E vizinhos interferindo? Uma palmada não quer dizer que um pai não tem estrutura psicológica para criar um filho, tendo que ser advertido e ter até acompanhamento psicológico. Precisam se preocupar mais com a Segurança Pública e com o combate as drogas. Essa "lei da palmada" tira a autoridade dos pais. Os políticos foram colocados lá pra fazer o que é melhor para o povo e quando tiverem dúvida de alguma coisa, devem consultar a opinião popular. E isso não está sendo feito dessa vez. Fonte: site Petição Pública.

ü    Quem diria, algo vem falhando na educação do povo, até porque ficou mais fácil o acesso as escolas, ao transporte e educação gratuita, porém, principalmente, ao sair das aulas percebe-se uma CONDUTA PERIGOSA, alunos antes de usarem os passeios públicos andam pela meio da rua e se utilizam da faixa de pedestre querendo passar todos ao mesmo tempo ou demoram muito para passar de um lado para o outro, não estando nem aí com condutores de veículos. Os pais que exigem responsabilidade e boa conduta de seus filhos, caso eles não cumprirem o determinado, agora podem perder a liderança da família, devido certas leis equivocadas. Somos do tempo que a criança podia engraxar sapato, vender picolé e bolacha, quando adolescente prestava serviços de auxiliar de pedreiro e carpinteiro, de trabalhar em marcenaria. E aí estamos, formados em Bacharel em Comunicação e Jornalismo, num período em que tivemos de gastar com transporte e mensalidades, ainda material escolar, sendo que na atualidade a facilidade para estudar é grande, só basta boa vontade por parte de alguns. Quem sabe, a educação com palmadas, cintadas e varadas, nos ajudaram a ser um verdadeiro cidadão, enquanto enxergamos e ouvimos falar de muitos jovens sem vontade de estudar, mas, estão viciados em drogas lícitas e ilícitas, ainda praticam delitos a exemplo de roubos, assaltos e outras violências. Lei da Palmada, ao invés dos pais fazerem seus filhos chorarem hoje, é eles que podem chorar mais tarde de arrependimento, quem sabe por aceitar intervenção do Estado nas suas famílias. 

ü    Certa época se dizia A PREÇO DE BANANA, agora, essa fruta está em alta, vale bem mais em valores. Também se dizia que o carvão era barato, agora, dependendo da situação pode custar até mais caro do que o próprio xixo. Tudo sobe de preço, só não tem um valor real o salário mínimo, basta dizer que será reajustado, e dispara tudo na frente, sendo que o operário nem recebe o vencimento e já está pagando mais caro inúmeros produtos e serviços.

ü    Na data de 16 de Janeiro de 2014, no site Esportes Terra, matéria assim intitulada: Governo vai combater "PREÇOS ABUSIVOS" em hotéis do Rio de Janeiro durante a Copa. A Copa do Mundo será realizada no período de 12 de Junho e 13 de Julho de 2014. Assim afirmou em entrevista coletiva a secretária nacional do Consumidor, Juliana Pereira, na qual não estabeleceu um limite a partir do qual um preço será considerado abusivo. Serão analisados caso a caso para se observar se os preços estão aumentando acima do habitual nesses eventos. O Governo não pode ir contra "A LIBERDADE ECONÔMICA" dos hoteleiros, mas lembrou que a legislação do país "estabelece como abusivo o aumento de um preço sem causa justa". É importante que os preços sejam justos, além de respeitosos com o consumidor. É agora que o assunto estourou, já que até então, há seis meses ninguém protestou. Diante da possibilidade de estabelecer um controle sobre os apartamentos turísticos assim como com outros estabelecimentos extra-hoteleiros, Juliana ressaltou que isso escapa de sua jurisdição, já que "não é uma relação de consumo, mas entre civis". Por sua vez, a vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Sônia Chami, afirmou que "não existirá um teto para os preços", como aconteceu com as passagens de avião, mas "devem recorrer ao bom senso e compromisso contra os preços abusivos já que a cidade é a porta de entrada de muitos turistas". O que dizer das promoções ilusórias de certas lojas de móveis e eletrodomésticos, com ofertas que chegaram de 50 a 80% em certos períodos?

ü    Como a Comarca de Capinzal abrange os municípios de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis, Piratuba e Ipira, então os se vereadores querem e pretendem fazer algo por sua terra e sua gente, é necessário que tenhamos uma LOGÍSTICA DE TRANSPORTE. É preciso um destes municípios, Capinzal por ser sede de Comarca, Piratuba por ter a Companhia Hidromineral (termas) e apesar do pequeno porte da cidade tem uma rede hoteleira de grande centro, então Executivo e Legislativo deveriam lutar para que voltássemos ter ônibus e demais transportes de encomendas de ida e volta destes Municípios para outras cidades. Como está, dependemos da logística de transporte de Joaçaba, Campos Novos e Concórdia. Então Lages, Chapecó, Caçador, Videira, mesmos as cidades pólos que dependemos, pretendem mandar encomendas diretas para os municípios da Comarca de Capinzal, porém, nos faltam meios para tanto.

ü    É impressionante certas pessoas falarem e quem ouve acaba acreditando, mas, fora da comunicação à distância, agem diferente diante dos olhos de muitos. É fácil dizer que precisamos nos relacionarmos bem, saber compreender, cumprimentar, dar atenção e reconhecer o valor de cada um, porém, na prática acaba julgando e tentando incriminar terceiros (puxando o tapete), ou, então, mostrar bom exemplo, mas, não condiz com a realidade do modo de agir. Tem homens e mulheres falando bonito, no entanto, no dia a dia não seguem as orientações que passam para a sociedade.     

 

Não tenha medo do novo Anterior

Não tenha medo do novo

Vereador de Capinzal usa tribuna popular para defender direitos dos capinzalenses Próximo

Vereador de Capinzal usa tribuna popular para defender direitos dos capinzalenses

Deixe seu comentário