IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Gestão e o Financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social - SUAS no município de Ouro
“Sem amor não poderíamos sobreviver. Os seres humanos são criaturas sociais, e sentir-se
valorizado pelos outros é a própria base da vida em comunidade.” ( Dalai Lama)
A Diretoria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social de Ouro, realizou a IV Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “A Gestão e o Financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social - SUAS”, sendo abordado pelas palestrantes Marisa Wames e Maristela Abati (ambas assistentes sociais). A Conferência ocorreu na quinta-feira, 27 de junho, no Salão da Capela do Parque e Jardim Ouro, no período das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Na oportunidade foram discutidas e elencadas metas e propostas na área da assistência social para o município de Ouro, visando ações para os próximos dois anos de governo. Nesse sentido, foi de suma importância a participação da população, uma vez que as ações a serem desenvolvidas foram discutidas e acordadas entre todos.
O convite para a Conferência foi feito de maneira formal através da diretora de Assistência Social, Maria Carmen Bazzi Meneghini e pela secretária da Conferência Municipal de Assistência Social, Sirlei Almeida da Silveira.
Segundo Maria Carmen Bazzi Meneghini, a Diretoria de Assistência Social juntamente com o Conselho de Assistência Social realizou a 4ª Conferência de Assistência Social do município de Ouro, tendo como objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local as diretrizes para gestão e financiamento do Suas. Reconhecendo a co-responsabilidade, pois trabalharam dentro de seis eixos, sendo: co-financiamento obrigatório da Assistência Social, gestão do Suas (vigilância sócio assistencial, processo de planejamento, monitoramento e avaliação), gestão do trabalho, gestão dos serviços – programas e trabalhos, gestão dos benefícios nos Suas e regionalização.
Essa foi a oportunidade que o povo de Ouro teve de participar e debater, ainda dar sugestões dentro deste Sistema Único de Assistência Social. As palestrantes ministraram e orientaram sobre significado e a importância de cada item dos seis eixos temáticos.
Conforme Carmen, a sua diretoria tem vários programas e projetos que estão sendo trabalhados, então citou as atividades com os grupos da terceira idade, tendo como professora Lainir Durigon. Também disponibilizam do Centro de Convivência com fortalecimento de vínculos, atendendo crianças que estão na vulnerabilidade, as quais frequentam programas sociais, sendo encaminhadas pelas técnicas do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS.
Jornalista: Aldo Azevedo (0004070SC)
Município de Ouro se organiza para se adequar as exigências do Sistema Único de Assistência Social (Suas), no sentido de receber benefícios através de uma gestão participava descentralizada dos serviços socioassistenciais em nível de Brasil.
Deixe seu comentário