Prefeitura realiza a posse do Conselho de Turismo de Zortéa |
ITAIPU ? BINACIONAL
?SÉTIMA MARAVILHA DO MUNDO?
A Usina de Itaipu é considerada a maior do mundo em produção de energia, construída em 26 de abril de 1973. É um empreendimento binacional desenvolvido pelo Brasil e Paraguai no Rio Paraná, fronteira entre os dois países.
Em 1982 ocorreu o fechamento das comportas do desvio do rio, formando o reservatório e dando abertura ao vertedouro, em maio de 1984. Com duas unidades instaladas, a Itaipu começou a gerar energia com potência anual de 277 GWh, em 1991 ?fase V? como chamada, foi a conclusão da casa de força do canal de desvio e conclusão de montagem da 18ª unidade geradora. E para finalizar 2006 marcou o fim da construção da usina de Itaipu completando as 20 unidades de geração prevista no projeto original. Na construção da usina foram usados 12,6 milhões de m³ de cimento.
Hoje, a potência instalada em Itaipu é de 14.000 megawatts, suficiente para atender todo o consumo de eletricidade de uma cidade de 1,8 milhões de habitantes, como Curitiba. No ano de 2000, Itaipu bateu seu próprio recorde (nacional e mundial), com produção de 93.428 mil MWh.
No tratado de Itaipu 10 unidades geram 50 Hertz (Hz), que é a freqüência utilizada no Paraguai, enquanto as outras dez geram 60 Hz, freqüência do mercado brasileiro. A área alagada é de 820.000 km². O volume de água de 29 milhões de m³ e a extensão do lago é de 170 km.
Comparando as duas maiores usinas do mundo, a de Itaipu ganha em geração de energia perdendo apenas na quantidade de unidades geradoras, que a usina de Três Gargantas, localizada na China, tem 32, porque seu recorde de geração é de apenas 49,09 bilhões kwh/ano (2005).
Quem fez uma visita técnica para conhecer a usina de Itaipu, em 22 de junho, foi o aluno do Senai de Concórdia, Jozenir Elias Gonçalves, cursando técnico mecânico industrial.
Joze sugere, quem puder conhecer a usina de Itaipu vai se encantar, portanto, é maravilhoso estar visitando esta mega construção.
Joze visitando a Itaipu.
Deixe seu comentário