SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA DA CÂMARA DE VEREADORES DE CAPINZAL (SC) |
Instituto Guga Kuerten auxilia Apae de Capinzal
Duas vezes em menos de três anos investe recursos na Escola Especial Wanda Meyer e no ginásio de esportes.
A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Capinzal, Sayonara Maria D’Agnolluzzo Boaretto, na tarde de terça-feira, estava satisfeita pelo motivo da segunda vez ter conseguido verba através do Instituto Guga Kuerten. Em abril de 2010 receberam a visita da mãe de Guga, Alice Kuerten, ocasião que foi trocado e inaugurado o telhado da Escola Especial Wanda Meyer. Novo projeto foi enviado para o mencionado Instituo, pedindo a troca do telhado do ginásio de esportes, contemplados com mais R$ 20 mil.
Dona Alice com sua equipe técnica fez a vistoria e inaugurou o novo telhado da Apae de Capinzal e Ouro, que também serve os municípios de Zortéa e parte de Campos Novos. “Estamos felizes porque em três anos fomos contemplados por duas vezes, com verbas do Instituto Guga Kuerten”, comemorou Sayonara.
A Apae é a associação mantedora da Escola Especial Wanda Meyer, portanto, pedem que as pessoas vão conhecer a Escola, saber do trabalho que é feito e como são tratados os alunos, pois devem ter um cuidado maior com cada educando. “Enquanto eles estão na escola tem qualidade de vida, não só atendimento material, mas também intelectual”, informa Sayonara. A Apae Clínica dispõem de serviços de fisioterapia, psicóloga, fisioterapeuta ocupacional, fonoaudióloga, assistente social que atende as famílias. Um projeto inovador: Família na Escola, onde as mães dos alunos, as quais se reúnem na Apae todas as segundas-feiras, oportunidade que fazem trabalhos manuais, aprendem como lidar com os alunos, fazem fisioterapia para poder trabalhar com os filhos em casa. Também estão contando com pessoas da comunidade se colocando como voluntárias, pois sabem que a proposta é boa e estão se engajando no projeto.
Na próxima semana a Apae começa a trabalhar com os preparativos de sua Festa Italiana, venda das mesas, então pede que a comunidade participe, pois tudo isto é revertido para os alunos que também fazem parte das comunidades. No mês de setembro será realizada a noite do Filó, sendo que tudo que será arrecadado vai ser revertido em favor da Escola, melhorando as condições de trabalho e de comodidade a todos, bem como continuar oferecendo uma educação de qualidade.
Para Dona Alice é um prazer novamente estar ajudando a Apae de Capinzal através do Instituto Guga Kuerten, pois geralmente levam de oito a nove anos para fazer investimentos na mesma associação, pois o trabalho é feito por regiões geográficas, beneficiando em torno de 30 a 35 projetos no mencionado período.
A educação especial é um investimento muito caro, pois todos devem auxiliar, governo federal, estadual, municipal, ONGs e muito mais, assim se expressou Dona Alice.
A Apae de Capinzal está situada à Rua Agenor Trancoso, 378, no loteamento São Luiz. O Instituto Guga Kuerten e seus parceiros, através do VIII Fundo de Apoio a Projetos Sociais, contemplam esta iniciativa de trabalho. Instituto Guga Kuerten e suas parcerias: Enercan – Campos Novos Energia S.A., Banco do Brasil, Grendene e Fundação Lemann.
As APAEs tem como principal missão prestar serviços de assistência social no que se diz respeito a melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência, conscientizando cada vez mais a sociedade. Promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e representar o movimento perante os organismos nacionais e internacionais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas Apaes, na perspectiva da inclusão social de seus usuários.
Deixe seu comentário