IDOSOS DE CAPINZAL VIVERAM EXPERIÊNCIAS MARCANTES NA CAPITAL
Diretoria de Desenvolvimento Social da Secretaria de Saúde de Capinzal
Na semana passada, 38 pessoas participaram de uma excursão a Florianópolis. Na quinta-feira, dia 22, os idosos conheceram as belezas naturais da capital catarinense e a Assembléia Legislativa. Mais da metade dos participantes só conhecia o mar por fotos ou pela televisão.
No dia seguinte, o grupo prestigiou a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC) e teve acesso ao Projeto de Intercâmbio Comunitário em Gerontologia(PIGG) desenvolvido pelo Núcleo de Estudos da Terceira Idade(NETI).
Da palestra, proferida pelo geriatra e professor da Universidade de Brasília(UNB), Renato Maia Guimarães, no encerramento do evento, o terceira idade local tirou como lição principal que a carga genética influencia na longevidade. De acordo com o profissional, ela é responsável por 25% da determinação da longevidade. Outros 30% são relacionados às questões históricas, culturais e econômicas. Mas grande parte está ligada ao dia-a-dia, estilo de vida que a pessoa leva. “As pessoas serão na velhice o que forem durante a vida” resumiu o palestrante.
A viagem foi organizada pela assistente social Denise Richetti, coordenadora das atividades com os grupos da terceira idade do Município.
Deixe seu comentário