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I Seminário Catarinense das Licenciaturas

I Seminário Catarinense das Licenciaturas aponta novos rumos para as Licenciaturas no Estado

Unoesc sediou o primeiro de oito encontros regionais e um estadual. Evento aponta para a criação de novas políticas e diretrizes com o foco na melhoria da qualidade das Licenciaturas.

A Unoesc Campus de Joaçaba sediou o I Seminário Catarinense das Licenciaturas, evento promovido pela Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Diretoria de Educação Superior e pelas quinze instituições de ensino superior que integram o Sistema Acafe.

Com o tema ?A formação do professor em debate?, os seminários têm como objetivos analisar e discutir o panorama das licenciaturas em Santa Catarina, buscar subsídios para a elaboração de políticas para os cursos de licenciatura, visando à melhoria da formação inicial dos professores de educação básica e, ainda, auxiliar na elaboração de políticas de fortalecimento e valorização do professor.

Serão oito seminários regionais nas mesorregiões de Joaçaba, Chapecó, Lages, Joinville, Blumenau, Itajaí, Criciúma e Laguna e um seminário estadual, em Florianópolis, que deverá reunir mais de mil participantes, entre eles, gerentes regionais de educação, supervisores de educação superior e de educação básica da Gered, pró-reitores de ensino de graduação, além de representantes das câmaras de educação do Conselho de Desenvolvimento Regional, conselhos municipais de educação, cursos de licenciaturas, docentes das escolas públicas e privadas, Sinepe e Undime.

De acordo com a Vice-reitora de Graduação da Unoesc, professora Ana Beatriz Brancher, a realização desse Seminário se justifica em virtude do cenário atual da educação básica no país, com baixo desempenho dos alunos, altos índices de reprovação nas séries iniciais e baixo desempenho dos estudantes nas áreas de leitura, matemática e ciências.

Segundo a Vice-reitora, nas licenciaturas, além do índice alto de evasão dos alunos e não-preenchimento das vagas oferecidas, há uma expansão desordenada dos cursos. ?Esse fórum de discussão amplia o debate sobre a definição de políticas públicas que venham melhorar a qualidade do ensino no país e de vida dos profissionais da educação?, comenta.

O coordenador dos cursos de Licenciatura da Unoesc, professor Rogério Bilibio, acredita que a iniciativa é importante diante do atual cenário, mas ressalta que além do diagnóstico apresentado é necessário que os encontros resultem em ações que criem, de fato, uma nova política para as Licenciaturas.

?Nesse primeiro encontro destacamos a importância da estadualização das Licenciaturas pelo estado por meio de bolsas integrais para os estudantes e da inserção dos acadêmicos em projetos sociais nas escolas e comunidades por meio de atividades que possam transformá-los em agentes sociais. Atividades como alfabetização, reforço escolar e assessoria que vão auxiliar na sua formação como educadores e como pesquisadores ?, comenta.

Segundo o coordenador, outro ponto chave é rever as políticas das instituições. ?Nesse aspecto a Unoesc se adiantou disponibilizando bolsas de 50% para os estudantes que participam de programas sociais que auxiliam na sua formação?. Para o professor é necessário, ainda, rever os critérios do ensino à distância no sentido de manter a qualidade dos cursos de Licenciaturas.

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