GRUPO ESCOLAR SANTA CATARINA
VOLTANDO NO TEMPO
Na antiga mansão de José Thomazoni foi instalada a primeira escola no então Distrito de Rio Capinzal, em 1932. Na Revolução de 1930, comandada por Getúlio Vargas, que assumiu como interventor federal em Santa Catarina, o coronel Aristiliano Ramos, sendo que no seu governo foi construído o primeiro Colégio Estadual no então Distrito de Rio Capinzal, inaugurado no dia 18/11/1934, passando a chamar-se Grupo Escolar “Santa Catarina”.
Em 1949 a Congregação Servas de Maria Reparadora com sede provincial na Itália, porém, no Brasil na cidade Rio de Janeiro adquiriram as instalações do Grupo Escolar Santa Catarina transformando em um educandário particular, passando a chamar-se de “Colégio Mater Dolorum”. Data de fundação 15/09/1949, sendo que no primeiro ano a prestação de serviços era com jardim de infância, posteriormente, já no ano de 1951, introduziram o estudo de 1ª a 4ª série dentre outros.
A primeira diretora do Colégio Mater Dolorum foi a Madre Maria Prisciliana Bellon, já no segundo semestre do ano de 1950, com a inauguração de um novo prédio situado na então Rua do Grupo, hoje Rua Dona Linda Santos, os alunos da Escola Pública “Santa Catarina” foram transferidos de local, sendo em seguida mudado o nome de Grupo Escolar “Santa Catarina” para Grupo Escolar “Belisário Pena”, o qual foi ministro da educação e saúde no governo de Getúlio Vargas.
O primeiro diretor do Grupo Escolar “Belisário Pena” foi o Sr. João Edu Colaço. Em 1953 foi criado o Ginásio “Mater Dolorum”, que muito embora tenha funcionado no mesmo estabelecimento do Colégio, era independente e seu primeiro diretor foi o Padre Frei Domingos de Ourinhos. O nome de Ginásio Mater Dolorum permaneceu até o final do ano de 1957, e em 1958 passou a chamar-se Ginásio Padre Anchieta, sendo o primeiro diretor Sr. Giovani Tolus – Frei Gilberto.
Maquete em exibição na Casa Artesanal Sartori.
Deixe seu comentário