logo RCN

GOVERNO DO ESTADO APÓIA REALIZAÇÃO DE FÓRUM INTERNACIONAL

GOVERNO DO ESTADO APÓIA REALIZAÇÃO DE FÓRUM INTERNACIONAL DE ENERGIA RENOVÁVEL

Florianópolis (14/8/2007) - O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, participou na manhã desta terça-feira (14) do lançamento da 1ª edição da Eco Power Conference - Fórum Internacional de Energia Renovável, a ser realizado de 28 a 30 de novembro em Florianópolis, com a presença confirmada de lideranças mundiais do setor político e empresarial. Segundo Luiz Henrique, o apoio que o Governo do Estado está dando à Eco Power faz parte da política estadual de incentivo ao turismo, que prevê a realização de eventos que provoquem grande repercussão internacional e contribuam com o desenvolvimento do Estado através da geração de emprego e renda.

De acordo com o governador, as parcerias público-privadas vêm garantindo a realização de iniciativas que estão colocando Santa Catarina no mapa dos grandes eventos nacionais e internacionais, como o Festival de Dança de Joinville e o Festival de Música Clássica de Jaraguá do Sul. "O Estado vem por trás cumprindo com seu papel, apoiando com financiamento a realização destes eventos", disse, destacando também que a participação do Estado não se esgota por aí. Observou o esforço que o Governo vem fazendo para dotar Santa Catarina de uma das melhores infra-estruturas de centros de exposições e eventos do Brasil, através da construção de arenas de multi-uso e centros de convenções em dezenas de municípios catarinenses.

Luiz Henrique elogiou a organização do evento, que trará a Florianópolis os maiores especialistas e autoridades mundiais para discutir uma das questões cruciais do século XXI, que é a geração de energia dentro de um viés de preservação ambiental. "Neste sentido, Santa Catarina é plural, pois temos conhecimentos e tecnologia na área de biomassa e bioenergia como o setor de biocombustíveis", afirmou. Luiz Henrique destacou o apoio dado pelo Governo do Estado à usina de biomassa construída pela Tractebel no município de Lages, além das iniciativas que vem tomando em relação ao aproveitamento dos resíduos animais da agroindústria para a produção de energia. O governador destacou também o apoio a projetos de geração de energia eólica, através dos ventos, além da construção de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e a parceria com grandes hidrelétricas em construção.

"O que precisamos fazer é ampliar cada vez mais a diversidade da matriz de energia não poluente, e a Eco Power será o grande momento para incrementar esta conscientização e o esforço neste sentido", disse Luiz Henrique. Entre as personalidades nacionais já confirmadas no evento estão o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; o ex-ministro da Educação, José Goldemberg; o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues; além do representante do Brasil no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC), de Roberto Schaeffer.

Os organizadores estão articulando a vinda de personalidades internacionais como o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, o ex-presidente da União Soviética e Prêmio Nobel da Paz, Mikhail Gorbachev, e o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, entre outros nomes de destaque. Entre as presenças internacionais já confirmadas estão o Prêmio Nobel da Paz de 2006, Muhammad Yunus, economista responsável pela criação do conceito de Microcrédito, e o vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC), professor Mohan Munasinghe.

 

Secretaria de Estado de Comunicação

Governador Luiz Henrique participa da solenidade de Lançamento da " Ecopower Conference" - Fórum Internacional de Energia Renovável - Florianópolis, 14/8/2007 - Foto: Neiva Daltrozo / SECOM

 

Anterior

POLÍTICA

Próximo

PROGRAMA DE VISITAS DA UHE MACHADINHO

Deixe seu comentário