Funoesc doa terreno para construção de Centro de Pesquisa em Joaçaba
Doação de uma área de aproximadamente 10,5 mil metros quadrados em Joaçaba.
A Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc) formalizou nesta terça-feira a doação de uma área de aproximadamente 10,5 mil metros quadrados em Joaçaba para a construção de um centro de pesquisa que integrará a Rede Catarinense de Inovação. A doação foi feita ao município, que deverá estabelecer convênio com o Estado para o repasse de recursos estaduais que permitirão a construção da área física do prédio.
Conforme divulgado pelo Governo Estadual, os centros de pesquisa poderão abrigar incubadoras de tecnologia, laboratórios de pesquisa e espaços para treinamentos, educação profissionalizante, além de outras iniciativas voltadas à inovação e à tecnologia. Em Joaçaba, sediará e integrará as ações do Polo de Inovação do Vale do Rio do Peixe (Inovale), que envolve 14 municípios da área de abrangência da SDR Joaçaba e da AMMOC e que foi construído a partir de um projeto de pesquisa desenvolvido na Unoesc com a parceria do Governo do Estado, por meio da SDR, e com o apoio de diversas entidades que têm atuação na região.
– A tecnologia é o grande motor do desenvolvimento. Esse programa criado pelo governo do estado e liderado pelo secretário Paulo Bornhausen pode trazer importantes resultados para o futuro. O polo de inovação pode se tornar uma fonte extraordinária de criação de empresas de inovação e tecnologia, de riquezas para a região. Aqueles que têm iniciativa precisam de incentivo, apoio e agilidade. É isso que a gente deseja – afirmou o Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, durante o ato de assinatura da escritura de doação realizado na tarde desta terça-feira na prefeitura municipal.
– A preocupação com a inovação e agregação de valor a tudo que se faz deve ser de todos. E nada mais justo que a Unoesc estar envolvida e participar do crescimento e desenvolvimento da nossa região, como já ocorreu e ocorre em outras oportunidades – reforçou o presidente da Funoesc e Vice-reitor do Campus da Unoesc em Xanxerê, Genesio Téo, que veio a Joaçaba assinar a escritura de doação do terreno ao município.
Localização
O terreno doado pela Funoesc ao município de Joaçaba fica localizado próximo ao Centro de Eventos da Universidade, no Campus I. Essa proximidade, conforme destacaram os representantes da Unoesc e da administração municipal, facilita o contato com o ambiente universitário, o que favorece o desenvolvimento de ideias, projetos e empresas inovadoras.
– A sede do polo ao lado da Universidade é muito importante. É assim em várias cidades do mundo, pois as empresas nascem nesse ambiente de conhecimento e inovação – disse o professor Ricardo Antonello, responsável pelo Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade. Ele ainda destacou que o Polo de Inovação não se resume à estrutura física, mas agrega várias iniciativas e alguns delas já estão em funcionamento, como a Pré-incubadora Tecnológica da Unoesc, que abriga mais de 20 projetos de empresas inovadoras, e a Incubadora Tecnológica de Luzerna, que também integra o projeto.
Passo importante para a região
Conforme ressaltaram o prefeito Rafael Laske e o vice-prefeito Marcos Weiss, a construção do espaço que abrigará o Centro de Inovação e a sede do Polo Inovale é um grande passo para o município e a região.
– Esta é mais uma etapa de algo que a gente sabe que é função do poder público, com o envolvimento social da Universidade – disse Weiss.
– Espero que daqui para frente consigamos, em conjunto, ser referência, aplicando o que está proposto pelo Inovale – finalizou o prefeito.
Presenças
A assinatura da escritura pública de doação foi acompanhada pelo procurador Jurídico da Funeosc, Osmar de Marco, por secretários e profissionais da prefeitura municipal, vereadores, representantes da ACIOC e do CREA, profissionais da imprensa e interessados em iniciativas voltadas ao desenvolvimento e à inovação.
Rede Catarinense de Inovação
Ao total, o Governo Estadual investirá R$ 40 milhões para a construção de nove centros de inovação que também contemplarão os municípios de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma, Chapecó, Itajaí, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Lages. Em todos esses locais, as universidades colaborarão na administração dos centros de inovação.
Deixe seu comentário