Nilso Berlanda apresenta projeto que moderniza exame prático da CNH em SC |
Escritora capinzalense escreve e edita terceiro livro de sua autoria: Poesias de Amor
Outras duas obras da policial aposentada, Paulina: ?Amar é sofrer? e ?Poesias para os seus dias?.
A capinzalense Paulina Sobotka recebeu a nossa Reportagem em sua residência, na biblioteca onde lê e escreve muito, sexta-feira, 12 de Setembro, onde nos mostrou os quatro livros em que participou de concursos, sendo realizados um em Santa Catarina e três fora do Estado, consequentemente seus descritos então no terceiro livro de sua autoria, denominado “Poesias de Amor”.
O primeiro concurso em que Paulina participou, foi através da Editora da cidade Butiá (RS), do livro Mil Poetas Brasileiros, ocasião em que ela venceu com a poesia “Tristeza”. No segundo concurso através da mesma editora, após a morte de Ayrton Senna, de uma coletânea, sendo que a poesia de Paulina foi classificada. A terceira participação de Paulina ocorreu por meio da editora Valência do Rio de Janeiro (RJ), livro Perpétua Literária VI, com a poesia “Coisas da Vida” e a quarta que fez parte de concurso de coletâneas, promovido pela Secretaria de Administração do Estado de SC, livro: Poesias – Crônicas e Cantos, somente envolvendo funcionários públicos, sendo mais uma poesia sua também classificada, com o nome “Amor”.
Além das coletâneas vencedoras de Paulina, ela inclusive escreveu e laçou as obras de sua autoria, sendo: “Amar é sofrer”, também “Poesias para os seus dias” e ainda “Poesias de amor”.
O último livro Paulina tem escrito desde 1994, pois, estava esperando a participação na ajuda para editoração e publicação da obra, mas, infelizmente não obteve êxito na colaboração de órgãos públicos e nem da iniciativa privada, no entanto, este e outros são sucessos inseridos na leitura da letra moderna.
Poesias de Amor é uma prestação de serviços da FAEST Editora, situação à Rua Aparício Ribeiro, 221, centro de Capinzal (SC), que tem como slogan “Escrever é Crescer”. Chamado: Realize seu sonho, escreva seu livro e nós editamos”. Fones de contato: (49) 3555-6986, Onde você se surpreende com às impressões, prevalecendo a rapidez e qualidade. A FAEST Editora faz: livros, agendas, cadernos, revistas, catálogos, encartes, banners, calendários, imã para geladeira, convites para aniversário / para casamento e formatura, folders e lâminas, xerox (p/b e color), adesivos, cartão de visita, ainda criam sua arte sem custo adicional, enfim, tudo na área de impressão.
Apesar de Paulina não ter auxílio financeiro, 200 exemplares da obra fez doação nas escolas das cidades de Capinzal, Ouro, Lacerdópolis e Zortéa, disponíveis nas bibliotecas, ainda entregou para as secretárias de educação. Na Corrente semana foi para os municípios de Piratuba, Ipira e Peritiba, até porque quem escreveu a introdução de seu livro é de Peritiba, o professor pós-graduado que lhe incentivou muito a escrever, sendo ele também presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marino Maltauro. O Professor leu o Livro de Paulina e descreveu sobre as poesias da mesma.
“O meu interesse é divulgar o trabalho que realizo, não interessa se for com lançamento formal ou não, até porque venho fazendo a minha parte, entregando gratuitamente nas escolas, sem visar lucro, e sim, só será cobrado R$ 10,00 aos que quiserem adquirir, sendo que foram feitos mil exemplares. A capa do Livro é de autoria da policial Marli Jaqueline Bet, de Seara (SC), que desenhou, quando ainda eu trabalha lá”, assim a Escritora valoriza as participações. Os exemplares do livro Poesias de Amor estão sendo vendidos na Floricultura Oliva, situada em frente da Delegacia de Capinzal, e vai ver da possibilidade da Aquarela Livraria Bazar, da mesma forma, se existir interesse dos pais e professores, as Escolas lhe comunicarão para levar exemplares.
Paulina passou a escrever Contos Inusitados (não usado; não usual; incomum, estranho) da Polícia, usando o pseudônimo (nome falso ou suposto, em geral adotado por um escritor, por um artista / diz-se da obra escrita ou publicada sob um nome suposto), escreve o fato, mas, oculta nomes. Já tem bastante causos engraçados, interessantes e inusitados mesmos.
Quando Luiz Henrique da Silveira era governador, na data de 24 de Outubro de 2003, sendo o secretário de Estado da Casa Civil, Danilo Aronovich Cunha, então Paulina Sabotka também foi homenageada com o Diploma e Medalha do Mérito Funcional Alice Guilbon Gonzaga Petrelli.
Legenda da foto: Paulina segurando sua última obra, em destaque a medalha de Mérito Funcional, ao lado os quatro livros em que ela participou de coletâneas, ainda seus dois lançamentos anteriores sobre a mesa de sua biblioteca.
Paulina segurando sua obra de arte e exibindo o livro Senna, os poetas te saúdam! Livro este em que Paulina participou com uma poesia, a qual foi selecionada para homenagear o eterno Airton Senna.
Deixe seu comentário