logo RCN

E o Seu Currículo?

  • - Euclides Balbinot Junior

Artigo

E se nesse exato momento em que está lendo isso eu te pedisse o seu currículo impresso, o que você me diria? "Vou ali buscar"? "Vou imprimir"? "O que é currículo"?

De acordo com a empresa Luandre Soluções em Recursos Humanos (SP), em 2017 cerca de 15% dos 70 mil currículos recebidos mensalmente pela empresa não são preenchidos por completo. Fonte: (folhadirigida.com.br), isso só comprova a gigante dificuldade das empresas em selecionar pessoas para as vagas em aberto. Como bons reclamantes, muitas vezes ficamos indignados em não ser selecionados para entrevistas, mesmo tendo experiência e aptidão para a vaga em questão. Mas, te pergunto, como está preenchido seu currículo? Ou melhor, você tem um currículo? Ou ainda, sabes o que é um currículo?

Antes de falar sobre isso, vamos ser mais específico e entender um pouco melhor o nosso amigo em questão que pode ser chamado de CV, Currículum Vitae, ou apenas de currículo. Isso é o de menos, o que realmente importa é o seu conteúdo.

Ouço muito pessoas reclamando de seus empregos, de seus superiores, colegas de trabalho, salário, expectativa de crescimento, enfim, várias reclamações, mas poucas ações. O fato é que o automático é mais cômodo, a rotina nos coloca na zona de conforto e nos joga em um universo paralelo na qual deve ser seguido todo santo dia e mesmo que não estejamos felizes com o que está acontecendo, continuamos evitando a mudança, pois a mudança pode ser muito difícil. Resiliência pura!

O que isso tem a ver com o currículo? Tudo. Não fiz pesquisas mas tenho total certeza de que a grande minoria das pessoas tem um currículo ao menos atualizado. Manter o currículo atualizado não é somente um sinal de que você está descontente com seu emprego, também nos faz repensar o que estamos fazendo para melhorar profissionalmente, olhar o próprio currículo e perceber que seu último curso/palestra/treinamento foi há cinco anos atrás é estar anos-luz distante de qualquer tipo de crescimento profissional, é regressão! O mercado está cada dia mais exigente e se seu currículo está "amarelado" é um sinal bem negativo.

Precisamos estar sempre em atualização constante! Não só você, mas seu currículo também! Olhe ao seu redor e faça uma autoanálise do que você já fez e o que está fazendo para ser promovido, receber aumento salarial, ser visto! Seu currículo é sua vitrine, é um espelho profissional em uma folha A4.

Atualize-se! Busque um diferencial que te motive a querer mais! Lembre-se que é extremamente importante que seu currículo seja objetivo e formal, que esteja definido em poucas palavras suas experiências, expertises, qualificações profissionais, conquistas e etc.

Tudo o que você já fez profissionalmente deve ser resumido nesse documento, então, repense sobre ele! Caso esteja procurando emprego novo, é essencial! Caso não esteja pensando em mudar de emprego, é essencial! Ou seja, se não tem, faça, se já tem, atualize! Se você não tem um currículo você não tem histórico profissional e ninguém poderá acessar sua mente pra saber o que você já fez. Não deixe que os outros criem sua história profissional, descreva-a!

Euclides Balbinot Junior

Enori Barbieri faz balanço de sua gestão à frente da CIDASC Anterior

Enori Barbieri faz balanço de sua gestão à frente da CIDASC

Ar condicionado e ventilador podem causar incêndios Próximo

Ar condicionado e ventilador podem causar incêndios

Deixe seu comentário