Prefeita em exercício de Capinzal acompanha os trabalhos de revitalização da Área de Lazer |
DICAS DE SAÚDE
INSÔNIA E ALIMENTAÇÃO
Muitas pessoas, hoje em dia, sofrem, e muito, de e com um distúrbio denominado de insônia. Não aquela insônia passageira antes de uma competição, tão comum em esportistas, mas uma mais rotineira. Algumas demoram muito para adormecer, outras acordam várias vezes durante a noite e outras ficam acordadas durante longos períodos antes do amanhecer. Isso acaba por atrapalhar todo o dia seguinte, dificultando uma boa concentração e disposição para trabalhar ou praticar esportes.
Alguns "sortudos" adormecem imediatamente após se deitarem e não acordam de maneira nenhuma durante toda a noite, nem mesmo quando caem da cama. Vários fatores atrapalham uma bela noite de sono, como: preocupações, ingestão excessiva de cafeína, medicamentos estimulantes e atividade física intensa em horário muito próximo ao de dormir.
Será que a alimentação pode ajudar a combater esse mal? Sim, um dos amigos do sono é o doce ou o amido ingerido numa quantidade de aproximadamente 30 gramas (você já achou que era para se perder numa quantidade enorme de doces, heim?), cerca de meia hora antes de ir para a cama. Durante muito tempo o mel foi usado como soporífero. O triptofano, um aminoácido essencial, é um indutor natural do sono. Ele tem a capacidade de aumentar a quantidade de serotonina no cérebro, agindo como um sedativo natural.
Você já deve ter ouvido falar que um copo de leite morno com uma colher de chá de mel faz bem contra a insônia. E isso não é apenas mais uma lenda inventada pela sua vovó. Isso se deve ao fato de que o carboidrato, no caso o mel, facilita a entrada do triptofano no cérebro. Esse produto é encontrado principalmente no leite.
Procure evitar o consumo noturno excessivo de café, chás, refrigerantes do tipo cola e outras fontes de cafeína. Refeições pesadas e gordurosas também vão atrapalhar sua noite de sono. Os alimentos ricos em amido como pães, massas, leite adoçado e chás de ervas com mel acalmam e provocam uma sonolência relaxante.
Atividade física durante o dia vai deixar você com um "cansaço na medida" para dormir melhor. Além disso, deixe o quarto bem escuro e silencioso (tente não ficar com a televisão ligada), estabeleça horário fixo para se deitar e levantar. E, é claro, um abraço antes de dormir é uma ajuda e tanto.
Texto escrito por professor de Educação Física Carlos Mosquera.
Repassado por Cleiton Massucato - 9ª fase de Ed. Fisica - UNOESC
Deixe seu comentário