Descuido e incidência de chuvas resultam em focos do mosquito da Dengue
Equipe do Programa da Dengue encontrou largas em três pontos da cidade, nos últimos dias. População precisa estar atenta e evitar locais que possam acumular água
Depois dos focos encontrados nos bairros Vista Alegre e São Cristóvão, a equipe do Programa da Dengue do município de Concórdia, localizou mais três pontos com o foco do mosquito da Dengue, dentro do Cemitério Municipal, nesta semana. A constatação "acende" um sinal de alerta, já que além de vários focos encontrados, o número de largas em cada local surpreende. Somente no São Cristóvão foram encontradas 24 largas positivas. A incidência de constantes chuvas, praticamente todos os dias, e os descuidos cometidos pela população, são as principais justificativas para a incidência dos focos.
A supervisora do Programa da Dengue, Mara Sampaio, informa que toda a equipe do programa, além de alguns servidores da Secretaria de Urbanismo e Obras, fez uma varredura no Cemitério Municipal, na manhã desta terça-feira, 23. "Encontramos várias larvas, que serão enviadas para análise. Mas percebemos que há um total descuido, que permite a proliferação do mosquito, que pode transmitir várias doenças graves e inclusive levar a morte", comenta Mara, ressaltando que é necessário manter todo o cuidado e evitar locais onde a água possa se acumular. As bromélias urbanas não são recomendáveis, pois segundo Mara, elas são sim, criadouros do mosquito.
Concórdia tem uma legislação que prevê multas às pessoas que não se adequar e manter reservatórios abertos de água. "Estamos atentos a isso, e acima de tudo, as pessoas precisam estar conscientes dos riscos existentes", declara a supervisora. O mosquito da Dengue, além da própria doença que o denomina, também transmite a Zika, Chikungunya e a Febre Amarela.
Os sintomas da Dengue são: febre alta, mal-estar e dor atrás dos olhos. Concórdia não tem nenhum caso resgistrado neste ano, mas todo cuidado vem sendo pouco. O município mantém 300 armadilhas e a equipe do programa faz vistorias constantes em pontos estratégicos como, locais de ferro velho, floriculturas, postos de lavação, entre outros.
Édila Gracieli Souza
Jornalista
Assessora de Comunicação
Prefeitura de Concórdia
(49) 3441-2107 - (49) 99989-7049
Deixe seu comentário