logo RCN

Deficiência Visual e Acessibilidade

Inclusão social e as dificuldades de ir e vir

A turma da 6ª fase de Pedagogia e Educação Especial da Unoesc de Capinzal apresentou o trabalho com o tema ?Deficiência Visual e Acessibilidade?, realizado no auditório da universidade, às 9h, no sábado, 28 de junho. A pesquisa, levantamento de dados, as entrevistas e apresentação do tema foi um desafio para as acadêmicas Fernanda Lisotte, Jane Serena, Márcia Bazzo e Neulizete Bressan, as quais foram orientadas pela professora Teresinha Peliciolli Deitos. No trabalho procuram demonstrar as dificuldades que as pessoas com deficiência visual encontram ao tentar atravessar a rua ou ainda ir ao banco.

A apresentação deu ênfase às adaptações necessárias para dar acessibilidade às pessoas com deficiência, sejam elas mentais, físicas ou sensoriais.

Para bem informar sobre a Deficiência Visual e Acessibilidade, projetaram vídeo mostrando a infra-estrutura pública, do setor educacional, comercial e residencial, as quais de certa forma estão aquém das necessidades e realidade dos portadores de deficiência, principalmente levando em conta os cegos. É preciso adequar os passeios, as rampas, o atendimento ao portador de deficiência, seja no comércio ou na escola, porém, é fundamental à participação de toda a sociedade e do poder público.

Para que possa existir a inclusão social, é necessário sensibilidade, ação e investimentos. Não existe compensação, e sim, a adequação do defeito, que neste caso é a perda da visão, seja ela biológica ou adquirida. É importante também, que as ferramentas tecnológicas sejam de fácil acesso e que as portas do mercado do trabalho se abram e empreguem também os cidadãos portadores de deficiência visual.

 

Deficiência visual requer um trabalho coletivo, adaptações, ferramentas tecnológicas e valorização. 

 

 

 

Anterior

Escola Ernesto Hachmann

Próximo

Cultura pela paz

Deixe seu comentário