logo RCN

Cultura pela paz

Festa junina do Caps ao som da harpa

       A Festa Junina do Centro de Atendimento Psicossocial - Caps de Capinzal, realizada na sexta-feira, 27 de junho. O momento foi ímpar no Caps, ocasião que Florinda Assuncion Fernandes tocou algumas músicas na harpa. A Sra. Eloiza Lancini convidou Florinda e a mesma aceitou em animar a festa junina no Caps, servindo de confraternização, integração e de ação em prol da paz.

Florinda na última semana em visita a casa de Eloiza, passearam pela cidade e na oportunidade homenagearam a Seleção Brasileira de Handebol ao som da harpa, num jantar no Restaurante Yonara, quarta-feira, 25 de junho. Chana Masson foi aluna de Eloiza, atual atleta da Seleção de Handebol. Esse momento cultural foi um presente da Multi Serv Empréstimo, através dos proprietários Eloiza e Telmo.  

A harpista ao longo do tempo fez exibições na Apae, Caps, Fórum da Comarca de Capinzal (dia de adoção e de grande emoção), Igreja, homenagem na Câmara de Vereador (homenagem a Família do sempre lembrado Edgar Lancini, na sessão solene).

A harpista de 64 anos, nascida em Santo Antonio ? Paraguia, sendo que aprendeu a profissão em Buenos Aires ? Argentina, e reside na cidade de Curitiba (PR). São 38 anos de profissão, dos quais se apresentou ao príncipe Scharles e a princesa Diana, inclusive aos presidentes de vários países.

 

A seguir informações sobre o instrumento harpa, buscado na Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Harpa:

A harpa, juntamente com a flauta, é um dos instrumentos mais antigos. Teria se originado dos arcos de caça que faziam barulho ao roçarem na corda. Ela é sempre triangular, lembrando um arco de caça. Tem-se conhecimento através de fábulas épicas, poesias e trabalhos de arte, que as harpas existiam séculos antes de Cristo, na Babilônia e Mesopotâmia. Foram encontrados desenhos de harpas na tumba do Faraó Egípcio Ramsés III (1198-1166 a.C.), em esculturas da Grécia antiga e em cavernas do Iraque que datam desde 2900 a.C.

Durante o crescimento do islamismo, durante o século VIII, a harpa viajou do norte da África até a Espanha e rapidamente se espalhou pela Europa. Em torno de 1720 foi inventada a harpa com pedais, um desenvolvimento muito importante para o instrumento. Acredita-se que tenha sido inventada por Celestin Hochbrücker, tendo sido aperfeiçoada mais tarde pelo francês Érard em 1810. Atualmente a harpa tem 43 ou 46 cordas paralelas e sete pedais, sendo quatro do pé direito e três do pé esquerdo e tem a extensão de seis oitavas.

Entre os maiores harpistas, pode-se citar Nicolas Bochsa (Montmedy France 1789 - Sydney Australia 1856) e Harpo Marx (November 23, 1893 ? September 28, 1964).

A harpa rudimentar já era conhecida pelos caldeus , egípcios, gregos e romanos e até hoje, representa um importante papel na cultura de alguns povos africanos da região do Saara, especialmente os Bwiti.

 

Atividade de valorização da pessoa e ação pela paz.

 

Anterior

Deficiência Visual e Acessibilidade

Próximo

Posse da nova diretoria

Deixe seu comentário