Curso de badminton busca difundir a modalidade em escolas e espaços públicos
Curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba realizou um curso de extensão sobre badminton
Nesta quinta e sexta-feira, o Curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba realizou um curso de extensão sobre badminton. A capacitação envolveu estudantes e professores já formados em Educação Física e que virão a atuar ou já atuam em escolas, fundações municipais de esporte e outras entidades esportivas da região. Buscou munir este público com técnicas e ferramentas que permitam trabalhar e difundir a o badminton nesses espaços.
Na quinta-feira, o curso ocorreu no Centro de Eventos da Unoesc, no Campus I. Pela manhã, os participantes estudaram o histórico, equipamentos e fundamentos básicos da modalidade. À tarde, conheceram as regras, aprenderam e praticaram atividades que podem ser utilizadas no ensino de badminton para crianças e adultos. Na manhã desta sexta-feira, o grupo participou de atividades à distância, que abordaram o ensino do badminton e sua relação no contexto da sociedade.
O conteúdo foi ministrado por Anderson Andres, professor de Educação Física formado pela Unoesc que é arbitro da Federação Catarinense de Badminton e presidente da Associação Meio-oeste de Badminton. Essa entidade foi criada em março deste ano com a finalidade de difundir a modalidade e conquistar praticantes na região.
O mesmo objetivo é compartilhado pelo curso de extensão oferecido pela Unoesc. Conforme a professora Elizabeth Baretta, coordenadora do Curso de Educação Física da Unoesc Joaçaba, essa modalidade se mostra bastante estratégica para a popularização da prática de esporte, especialmente em escolas e ambientes públicos, já que não exige investimentos altos em infraestrutura, podendo ser praticada em quadras esportivas já existentes, e demonstra potencial para se popularizar e conquistar muitos praticantes, a exemplo do que já acontece em números países, especialmente asiáticos e europeus.
O curso de extensão foi promovido pela Unoesc com a parceria da Fundação Municipal de Esporte de Joaçaba.
O Badminton
Badminton é um esporte olímpico, parecido com o tênis, embora jogado em quadra menor e com uma peteca no lugar da bola. Foi criado na Índia ainda no século XIX, onde era chamado "poona".
De acordo com a Confederação Brasileira de Badminton, a primeira vez que a modalidade integrou os Jogos Olímpicos foi em 1974, em Munique, como um esporte de demonstração. Em Seul, em 1988, foi disputada como esporte de exibição e, a partir das Olimpíadas de Barcelona, em 1992, passou a valer medalhas.
Em Santa Catarina, o badminton é mais difundido em Blumenau e Florianópolis, mas a Federação Catarinense da modalidade tem a intenção de criar núcleos em parcerias com órgãos, entidades e Universidades em várias regiões do Estado, para torná-lo mais popular.
Deixe seu comentário