logo RCN

Campos Novos recebe levantamento Aerofotogramétrico

Os municípios que integram a AMPLASC ? Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina


Os municípios que integram a AMPLASC – Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina, receberam na tarde desta quinta-feira (18) o levantamento aerofotogramétrico realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de Santa Catarina.

Iniciado em 2008 na SDS, o trabalho ganhou agilidade há dois anos, pela necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual. O Levantamento Aerofotogramétrico, que teve custo de aproximadamente R$ 12 milhões, poderá ser utilizado para o planejamento costeiro, urbano e rural; avaliação ambiental integrada; efeito de mudanças climáticas; estudos de potencial hidroelétrico; delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes e realocação de moradias; qualificação de medidas de proteção ao meio ambiente; planejamento de ocupação e de construção de estradas, entre outras finalidades.

A apresentação do material foi feita pelo Secretário Paulo Bornhausen e pelo engenheiro cartográfico da SDS, Thobias Furlanetti, que mostrou como o trabalho foi realizado. No projeto foram utilizadas três aeronaves ao mesmo tempo, que fizeram as fotografias aéreas métricas com calibragem controlada, entre 2010 e 2012. Trata-se de um sistema aerofotogramétrico e não uma câmera, uma vez que a elas são acopladas computadores, GPS de alta precisão, sistema inercial e acelerômetros, tornando possível o conhecimento preciso da posição e altitude da aeronave na hora da tomada das aerofotos. "Como as tomadas pelos aviões possuem inúmeras distorções, foi realizado o processamento das imagens e ortorretificação para que as imagens fossem corrigidas e representem a realidade", explicou o engenheiro sobre as ortofotos.

O recobrimento aerofotogramétrico foi realizado de Leste para Oeste, acompanhando a estrutura geomorfológica do Estado. O trabalho resultou em mais de 70 mil aerofotos, coloridas e em infravermelho. "O fato de Santa Catarina ter várias regiões com elevação dificultou o trabalho. As aeronaves acompanharam todo o relevo pelo Estado, para que não houvesse distorções na escala", esclareceu Furlanetti.

A conclusão do levantamento aerofotogramétrico, em janeiro de 2013, tornou Santa Catarina o primeiro Estado do país a ter restituição hidrográfica em alta precisão e base hidrográfica ottocodificada. As imagens anteriores eram de 1977 e de 1985.

Para apresentação do Programa de Levantamento Aerofotogramétrico do Estado estiveram na Fundação Cultural Camponovense os prefeitos de Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Monte Carlo, Vargem e Zortéa, além de representantes de entidades como a FATMA, Epagri e SDR. Cada prefeito recebeu os dados geoespaciais em um HD com o software que contém as fotos de cada metro quadrado do município.

 

O prefeito de Campos Novos, Nelson Cruz, agradeceu ao Secretário de Estado Paulo Bornhausen e destacou que este importante levantamento será uma grande ferramenta para o planejamento da gestão do município.

 

Com informações SDS/ASCOM – Prefeitura de Campos Novos

 

Anterior

Realizada mais uma reunião de trabalho da Expovale 2013

Secretário Regional visita estrutura da Expo Concórdia Próximo

Secretário Regional visita estrutura da Expo Concórdia

Deixe seu comentário