logo RCN

Assembleia apóia projeto de parceria de Xanxerê com a China

Projeto

 

 

A criação de mecanismos para viabilizar parceria de negócios com a China é objetivo da administração de Xanxerê, cujo vice-prefeito Gelson Saibo (PMDB) recorreu ao deputado Moacir Sopelsa (PMDB), em busca do apoio da Assembleia Legislativa, viabilizado em reunião com o presidente Joares Ponticelli (PP), que disponibilizou a assessoria de relações internacionais do poder para a formatação do projeto. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (17) e contou também com as participações dos deputados Marcos Vieira (PSDB) e Gilmar Knaesel (PSDB), além dos vereadores Wilson Martins dos Santos (PSDB) e Ivan Marques (PSD).

A proposta é buscar investidores chineses atraídos por incentivos fiscais oferecidos pelo município, que criou seu Plano de Aceleração do Desenvolvimento Econômico (Padex), com a perspectiva de retorno de 50% do ICMS gerado por novas empresas até retornar o valor do investido, em até 10 anos. A administração municipal e o segmento empresarial organizam uma comitiva para em outubro visitar, em Pequim, a Associação Internacional de Cidades Amigas da China (Cifca), bem como a feira de negócios de Cantão, em Guang Zhon.

Xanxerê quer firmar convênio de cidade-irmã com um município chinês, a exemplo do que já fez Joinville, e como atrativo pretende apresentar a perspectiva de implantação da ferrovia da integração leste-oeste de Santa Catarina, que vai cortar o município, e a grande produção de grãos da região. Entre metas pretendidas está a captação de investimentos no segmento metal-mecânico. “Estamos procurando abrir caminhos e contamos com o apoio do presidente Ponticelli e deputados parceiros da iniciativa de Xanxerê”, explica Sopelsa.

 

Ações da Secretaria de Infraestrutura de Capinzal Anterior

Ações da Secretaria de Infraestrutura de Capinzal

Auto Mecânica Mano Car Próximo

Auto Mecânica Mano Car

Deixe seu comentário