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AS FUNÇÕES DE APOIO À DOCÊNCIA- ADMINISTRADOR EDUCACIONAL - IV
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- Adelcio Machado
Outra abordagem que contempla a formação do administrador educacional é a construída por Escámez e Gil (2003 apud OLIVEIRA, 2004), os quais propõem a formação da "pessoa responsável", destacando a autonomia e a responsabilidade docente.
Na concepção desses autores, o administrador ou gestor educacional deve apresentar as seguintes competências no âmbito cognitivo:
- capacidade de deliberação, de avaliação das próprias ações, mantendo-se atento às circunstâncias em que foram produzidas;
- capacidade de análise das ações, como expressão de valores;
- capacidade de compreensão sobre a extensão da repercussão de suas ações, afetando o futuro da sociedade;
No âmbito avaliativo-afetivo, cabe ao gestor educacional desenvolver as seguintes competências:
- capacidade de autonomia ou domínio sobre si mesmo;
- capacidade de resistência às pressões internas e externas à escola;
- condições de assumir as consequências das próprias decisões;
- saber valorizar e comprometer-se com a tarefa de construir um mundo melhor.
Por fim, no âmbito comportamental, conforme Escámez e Gil (2003 apud OLIVEIRA, 2004), o gestor educacional deve ter a seguinte caracterização:
- capacidade de realizar, na comunidade concreta em que se vive, as ações pretendidas;
- capacidade de articular de forma eficaz os meios disponíveis com as metas pretendidas.
Destarte, as competências do administrador escolar devem abarcar todas essas capacidades, devendo os mesmos ser alvo das capacitações e formações continuadas.
Jor. Adelcio Machado dos Santos (MT/SC nº 4155 - JP)
Diretor da Associação Catarinense de Imprensa (ACI)
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