Altair Silva busca estratégia inspirada em Uberlândia para expandir o agronegócio em SC |
Administração de Ipira incentiva Agricultura Familiar
A Administração Municipal de Ipira, juntamente com a Secretaria de Educação, Agricultura e EPAGRI, desenvolve um trabalho de suma importância ao incentivo da agricultura familiar, onde faz a compra de produtos de agricultores do município para a alimentação escolar.
Através da Lei nº 11.947, de 16/6/2009, 30% do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades. Só no ano de 2018 foram usados 89% dos recursos diretamente na agricultura familiar.
O PNAE é um programa do Ministério da Educação que garante a alimentação dos alunos da rede básica de educação através da transferência de recursos financeiros oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O principal objetivo é atender as necessidades nutricionais desses alunos durante a sua permanência na escola, contribuindo para seu crescimento com uma alimentação saudável, consequente uma melhor aprendizagem e maior rendimento escolar.
A Secretaria de Educação, Sandra D. Ravanelli, destaca que a merenda escolar oferecida pelas escolas do Município passa por um acompanhamento nutricional, com elaboração de cardápios mensais, de acordo com a necessidade dos alunos, para assim melhorar o rendimento escolar. "Garantimos com isso a ótima qualidade da merenda escolar, pois todos os produtos entregues são ricos em nutrientes e assim incentivamos ainda a produção e o comércio local. Atualmente são adquiridos em torno de 34 produtos da agricultura familiar, a exemplo do feijão, farinha de milho, legumes, verduras, ovos, suco natural, massas, pães entre outros. O compromisso para 2019 é ampliar ainda mais os investimentos juntamente com a agricultura familiar", pontua a Secretaria.
CIDIANE PEDRUSSI
Deixe seu comentário