logo RCN

Administração de Capinzal trabalha para melhorar atendimento a saúde

Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social

 

A consultora de saúde, Tanara Cidade de Souza, está em Capinzal, prestando um trabalho de consultoria a Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social do município, com o objetivo de elaborar junto com a equipe de trabalho, uma proposta de mudanças nas ações, no sentido de melhorar o atendimento a população. 

Em um primeiro momento foi feito um levantamento para saber como estava o atendimento na área da saúde, com base nos dados disponíveis no sistema do Ministério da Saúde, até dezembro de 2012. Embasado neste diagnostico, foi preparado um planejamento e agora estão sendo desenvolvidas as primeiras ações que são as propostas de mudanças, visando melhorias e benefícios aos usuários da rede pública de saúde. 

Neste diagnostico foram elencadas as metas que o Ministério da Saúde preconiza aos municípios com relação ao atendimento de qualidade, atendimento humanizado com mais rapidez e menos espera, cuidado especial para mulheres, crianças e pessoas com deficiência, qualificação da gestão, otimizando recursos e combatendo desperdícios. 

Uma das questões diagnosticadas no levantamento feito é com relação aos encaminhamentos para exames de média e alta complexidade. O número de vagas disponibilizado pelo Governo do Estado ao município através do programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), não corresponde à realidade, uma vez que na teoria existe uma determinada cota ao município e na prática isso não funciona, o número de pacientes encaminhados é bem menor do que prevê a referida cota. Esta deficiência gera muitos transtornos porque ao funcionário encarregado pelos encaminhamentos são atribuídas às reclamações, por causa da demora nos agendamentos e este também é refém do sistema que não funciona como deveria. 

Neste sentido o Prefeito de Capinzal, Andevir Isganzella e a Secretária de Saúde e Desenvolvimento Social, Jane Terezinha Serena, estão constantemente cobrando na esfera estadual, uma providência e maior agilidade no processo de agendamentos, para que os pacientes não fiquem tanto tempo em uma fila de espera aguardando para serem atendidos. Uma opção sugerida pela municipalidade é que o recurso para estes serviços que são gerenciados pelo Governo do Estado, fiquem para o município no Fundo Municipal da Saúde, oportunizando que o executivo possa assumir esta responsabilidade e melhorar estes serviços.   

Outra questão que deve ser esclarecida a população é relacionada ao atendimento na rede pública de saúde e na rede privada. O paciente que optar por um atendimento particular, não pode migrar para a rede pública na sequência do tratamento. É importante informar que a porta de entrada para qualquer serviço público de saúde é a Estratégia da Saúde da Família (ESF). Hoje a cobertura deste serviço em nosso município é de apenas 42%, existe um projeto de ampliação para 100%.

Nos próximos dias será anunciado um pacote de ações e projetos da Administração Municipal, relacionados à área de saúde. 

Preparativos da primeira edição da Festa de São João de Capinzal Anterior

Preparativos da primeira edição da Festa de São João de Capinzal

Legislativo ourense realizou sessão ordinária nesta segunda-feira Próximo

Legislativo ourense realizou sessão ordinária nesta segunda-feira

Deixe seu comentário