logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Abertura dos Jogos de Integração Escolar de Capinzal – JIESC

O TEMPO jornal de fato registrou o evento com fotos e vídeos



A Prefeitura de Capinzal através da Fundação Municipal de Esportes – FME realiza o V Jogos da Integração Escolar (JIESC), com abertura terça-feira, 23 de julho, às 19h, no Ginásio de Esportes Prefeito Dileto Bertaiolli (Diletão).

O JIESC está em sua  quarta edição, sendo mais uma meta da Administração Municipal integrante do programa de governo da Secretaria da Educação, Cultura Esportes, tendo como coordenadora e executora, a Fundação Municipal de Esportes. O JIESC conta com o apoio e a participação de todas as escolas públicas do município.

 Os Jogos de integração Escolar de Capinzal têm como objetivo a confraternização e socialização entre os alunos, estimuladas através dos encontros com trocas de experiências e vivências, trazidas de cada comunidade e de sua realidade escolar, e posta em prática nas quadras canchas e pistas da nossa cidade.

 O desenvolvimento do espirito esportivo, da consciência da competição saudável, leal e justa, além do respeito mútuo entre os alunos- atletas, professores e coordenadores fazem do JIESC a prova mais clara da importância do esporte para o bem-estar de nossas crianças e consequentemente da sociedade.

 O JIESC passa a ser o evento esportivo estudantil mais importante de nossa cidade e sem dúvidas da nossa região, com cerca de 900 atletas participantes de 11 Escolas do nosso município.

Delegações que estão disputando este evento esportivo:

- Escola de Educação Básica Belisário Pena - O Belisário Estadual é dirigida pela Professora Juvane Elena Bazzo Pereira a delegação é composta por 150 atletas em sete (07) modalidades. Os professores responsáveis são Ivo Jorge Seganfredo;

- Escola Municipal Ernesto Hachmann - A Escola Ernesto Hachamnn é dirigida pela professora Carmem M. Markus, a delegação é composta por cerca de 40 atletas em 4 modalidades. O professor responsável é André da Luz;

- Escola Municipal Ivo Silveira - A Escola Ivo Silveira é dirigida pelo Professor Marcelo Schuwaizer, a delegação é composta por cerca de trinta (30) atletas em sete (sete) modalidades. O professor responsável é Roselaine Rosa;

- Escola de Educação Básica Mater Dolorum - A Escola Mater Dolorum é dirigida pela professora Adriane Maria Franke, a delegação é composta por 55 atletas em 6 modalidades. A professora responsável é Vanessa Toigo;

-  Escola de Educação Básica São Cristóvão - A Escola é dirigida pela professora Lilian Gotardo, e é composta por cerca de 250 atletas em sete (7) modalidades. Os professores responsáveis são Priscila Dias e Sinohe;

- Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing - A Escola é dirigida pela professora Simone Zapalaio, a delegação é composta por cerca de 100 atletas em cinco (05) modalidades. o professor responsável é Mateus Careguinato, Cleyton Luis Geronimo, Jaison damascena Marines Bonassi;

- Escola Municipal Viver e Conhecer - A escola dirigida pela professora Viviane Cristina Sitniewski, e a delegação é composta por cerce de 235 atletas em sete 7 modalidades. Os professores responsáveis são Patricia de Siqueira, Jocelei Poggere, Sévgio Rodrigues dos Santos, Saionara Masson Luziane Freitas.

 Neste momento citamos também as escolas que participaram nas modalidades de Xadrez e Atletismo, e que irão disputar a etapa do JIESC que será realizada em Outubro com as categorias sub 08, sub 10 e sub 11. São elas:

- Escola Municipal Belisário Pena - A escola Belisário Pena Municipal é dirigida pela Professora Miriam Silva, a escola participa com 30 atletas em três (3) modalidades. As professoras responsáveis é Rubyany Brandão.

- Escola Municipal Bernardo Moro Sobrinho - A escola Bernardo Moro Sobrinho é dirigida pela professora Dalva Maria Helt, e participa com 56 atletas em quatro (4) modalidades. Os Professores responsáveis são Elizandra Lovatel, Lucélia Dalposso.

- Escola Municipal Carlos Jaime da Rocha - A escola é dirigida pela professora Regiane Giuliatto, e a delegação é composta 20 atletas em duas (02) modalidades. As professoras responsáveis são Roselaine e Rejaine.

 - Escola Municipal Construindo Sonhos - a Escola professora Elena Menegazzo, e participa com 30 atletas modalidades. a professora responsável é Karol Vargas.

XADREZ E ATLETISMO - Os Jogos Integrados Escolares Edição 2024, iniciou no mês de abril com as modalidades de Atletismo no campo Municipal do São Cristóvão e de Xadrez no Centro Educacional. Vários atletas disputaram as medalhas e com muita dedicação e respeito representaram suas escolas.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro e Hino à Capinzal, ocorreu a condução da tocha, sendo um símbolo dos Jogos Olímpicos, a tradição da Chama Olímpica vem da Antiguidade. O fogo era considerado um elemento sagrado e, por isso, gregos mantinham chamas acesas em templos. O fogo aceso representa a garra, a beleza, a luz protagonizada pelos atletas envolvidos nas disputas dos jogos.

Quem conduziu a tocha olímpico e acendeu o fogo simbólico foi atleta LAURA LAÍS SAVARIZ, idade 12 anos, sendo da Escola Municipal Viver e Conhecer,  modalidade voleibol e handebol. Histórico esportivo de Laura é atleta da Fundação Municipal de Esportes de Capinzal no voleibol feminino.

O juramento é a afirmação do compromisso de participar dos jogos com muito respeito e lealdade, realizado pela atleta "J0ANA SIEGA CRIPPA", de 13 anos de idade da Escola Municipal Viver e Conhecer. Modalidade: voleibol e handebol. Histórico esportivo de Joana é atleta da Fundação Municipal de Esportes de Capinzal no voleibol da categoria Olesc.

Usaram da palavra a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Veranice Maria Lovatel e o  prefeito Nilvo Dorini, este para o seu pronunciamento e declarar aberto o V JIESC 2024. O superintendente da FME, Juliano Kloss, o Baduio fez parte do palanque de honra, a exemplo dos secretários e diretores da Prefeitura, bem como diretores e professores das escolas.

A fundação Municipal de Esportes tem desenvolvido várias modalidades esportivas no nosso Município, oferece escolinhas em diversos espaços esportivos no centro e Bairros, sendo nos loteamentos Parizzotto Novo Horizonte, Vila 7 de julho, localidade de Barro Preto e no distrito de Alto Alegre, são desenvolvidas as modalidades de Bocha, Futsal, Handebol, Voleibol e Tênis de Mesa, Haecon-do, Karatê, Futebol de Campo e Jiu Jitsu.

 Além das escolinhas, as modalidades de rendimento têm se destacado a nível Estadual e Nacional, trazendo grandes resultados e competições de alto nível.

O paradesporto também tem sido peça chave de apoio da Fundação, resultados tem surpreendidos a todos os envolvidos com participação em competições da Fesporte e da Federação das APAES. Ao todo cerca de 1500 alunos e atletas estão inseridos no programa esportivo da Fundação, destacamos também a parceria efetivada nesse ano com a Secretaria de Educação, juntamente com as escolas Viver e Conhecer, Ivo Silveira, Vilson Pedro Kleinubing e Ernesto Hachmann onde as modalidades esportivas estão sendo aplicadas nas atividades de contraturno.

O esporte tem importância incalculável na vida de uma criança, responsável por ser motivador, disciplinador e tornar sonhos em realidade, e ainda, tornar crianças mais humanas, afetivas e saudáveis de corpo e alma.

As competições no período de 22 de julho a 08 de agosto nas categorias de sub 12, Sub 14 e sub 16, e posteriormente no mês de outubro as categorias sub 08, sub 10 e sub 11.

Aldo Azevedo / jornalista

Foto legenda: Abertura do V Jogos da Integração Escolar (JIESC), no Ginásio de Esportes Prefeito Dileto Bertaiolli (Diletão).

Deputado Berlanda comemora o fim da pavimentação da área industrial de Curitibanos Anterior

Deputado Berlanda comemora o fim da pavimentação da área industrial de Curitibanos

FAESC reforça a importância dos cuidados com biosseguridade para evitar a doença de Newcastle Próximo

FAESC reforça a importância dos cuidados com biosseguridade para evitar a doença de Newcastle

Deixe seu comentário