logo RCN

A FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA PRÓTESE TOTAL DO QUADRIL

  • - Michael Maschio

  A protetização total do quadril é uma técnica invasiva muito realizada no tratamento de doenças ósseas degenerativas de quadril. Dentre as cirurgias ortopédicas, é uma das mais bem-sucedidas, apresentando resultados satisfatórios como diminuição de quadro álgico e melhora da função física, possibilitando ao paciente retornar as suas Atividades de Vida Diária (AVDs).
 Esse procedimento consiste na troca das superfícies articulares do quadril por material protético, com a porção acetabular composta de plástico e o componente femoral, de metal, e é realizado quando alguma doença restritiva e incapacitante acomete a articulação coxofemoral ocasionando dor. A principal função da cirurgia é devolver mobilidade articular e proporcionar alivio na dor.
 A definição do tratamento fisioterapêutico no pós-operatório imediato e da reabilitação está sujeita ao tipo de prótese, assim como à técnica e ao acesso cirúrgico. O tratamento, inicialmente, baseia-se em exercícios terapêuticos, treinamento de transferências e de marcha e instruções sobre AVD. Conforme o paciente alcança um nível adequado de função e se libera das restrições cirúrgicas, há a orientação para a instauração de uma rotina de exercícios e atividades que deem sustentação musculoesquelética e condicionamento cardiovascular que é determinante dos resultados e da qualidade de vida em longo prazo. 
 A fisioterapia tem como alvo o retorno do paciente ao nível prévio de função ou ao melhor nível de função possível. Desse modo, no programa de reabilitação devem estar incorporados os exercícios funcionais que simulam movimentos e atividades diárias, contendo força, flexibilidade, equilíbrio, coordenação.
 O fortalecimento dos músculos do quadril mantém o bom alinhamento da pelve durante a marcha, assim como o fortalecimento dos glúteos melhora a marcha e a capacidade de subir escadas, exercícios de instabilidade também são muito utilizados a fim de estimular o equilíbrio. 
 Inúmeros são os exercícios propostos para a reabilitação, mas todos visam devolver o indivíduo ao nível, mas alto de funcionalidade possível. 
Gostou do assunto? Então comenta nas redes sociais, dê sua opinião ou sugestão de tema.
Graduado em Fisioterapia pela UNOESC - Joaçaba - SC
Pós-graduado em Fisiologia do exercício - Universidade Gama Filho - Curitiba - PR
Cursos diversos nas áreas de esportiva e terapias manuais.
Instagran: michael.fisio
Facebook: michael.maschio
Whatsapp: 49 9 99835364
Barra do Leão, Campos Novos Anterior

Barra do Leão, Campos Novos

SOS EDUCAÇÃO Próximo

SOS EDUCAÇÃO

Deixe seu comentário