logo RCN

A FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA ENTORSE DE TORNOZELO.

  • - Michael Maschio

A entorse é considerada a lesão de maior ocorrência na articulação do tornozelo. A alta incidência desse tipo de lesão se dá durante a prática tanto de esportes de contato como o futebol, como em esportes que não há contato entre os atletas, como é o caso do voleibol. Tal fato se deve, principalmente, aos gestos esportivos que são executados nestes esportes, sendo os saltos, corridas e as quedas ao solo, após um salto, os principais responsáveis pelas lesões nos tornozelos.

As entorses correspondem a 75% dessas lesões e o mecanismo por inversão chega a 85% ou 90% e podem ser classificadas de acordo com a intensidade do trauma em: a) Grau I ou leve - a integridade de quase todas as fibras ligamentares é mantida e há pequeno edema, além da presença de dor leve na fase aguda. Existe pronto restabelecimento do apoio e da marcha. b) Grau II ou moderado - há presença de hematoma e edema de maior dimensão, devido a uma maior lesão vascular, verifica-se pequena instabilidade quando a articulação é submetida ao exame sob estresse, além da presença de quadro álgico e inflamatório maior que no grau I, e, desta maneira, o apoio e a marcha são dificultados, retornando somente após a regressão desses sintomas. Neste grau ocorre ruptura parcial dos ligamentos. c) Grau III ou grave - apresenta-se com dor intensa, há grande área de ruptura de vasos mostrando edema importante, hematoma de grande extensão e, ainda, tumefação na articulação do tornozelo. Ocorre instabilidade radiológica por estresse de grande abertura, e pode haver avulsões ósseas.

O tratamento fisioterapêutico varia de acordo com cada grau e/ou tempo de lesão, e engloba destes tratamentos com gelo e/ou calor, passando por técnicas analgésicas, anti-inflamatórias, mobilizações articulares para ganho de movimento articular, evoluindo para exercícios para reforço muscular e equilíbrio e em fase final de tratamento o treinamento do gesto esportivo e finalizando com o retorno para a atividade laboral ou esportiva. O tempo total de tratamento também varia. Uma das funções da fisioterapia também é atuar de forma preventiva com prescrição de exercícios específicos a fim de minimizar as chances de lesão principalmente em indivíduos que buscam na pratica esportiva regular um estilo de vida.

Gostou desse assunto? Então comenta, mas redes sociais, deixa lá também suas dúvidas e sugestões para os próximos temas.

Graduado em Fisioterapia pela UNOESC - Joaçaba - SC

Pós-graduado em Fisiologia do exercício - Universidade Gama Filho - Curitiba - PR

Cursos diversos nas áreas de esportiva e terapias manuais.

Instagran: michael.fisio

Facebook: michael.maschio

Whatsapp: 49 9 99835364

 

 

 

 

Projeto 'Invernada de Dança Mirim' é destaque em Maximiliano de Almeida Anterior

Projeto 'Invernada de Dança Mirim' é destaque em Maximiliano de Almeida

É BOM SABER... Próximo

É BOM SABER...

Deixe seu comentário