logo RCN

A Fisioterapia nas Disfunções Temporomandibulares (DTM)

  • - Michael Maschio

 Antes de discutirmos as disfunções precisamos saber um pouco mais sobre articulação temporomandibular (ATM). Ela certamente uma das mais complexas articulações do corpo, é considerada uma articulação que faz movimentos de dobradiça e de deslize.

 ATM é responsável pelos movimentos de abrir e fechar a boca e também pelo movimento de protrusão, retração e desvio lateral da mandíbula sobre o osso temporal. É formada pelos côndilos convexos da mandíbula e pela fossa mandibular.

 Vários são os nomes atribuídos quando acontece algum problema da ATM como Disfunção Temporomandibular, Disfunção da Articulação Temporomandibular, Síndrome da dor Miofascial, Síndrome de Costen, Disfunção Craniomandibular, entre outras, e esta despadronização dos nomes acontece devido à dificuldade que ainda existe para o tratamento desta articulação.

 Os  principais sintomas apresentados são dor na ATM, cefaléia, estalidos, otalgia, dor articular, dor facial, limitação funcional, dor durante a mastigação, zumbido no ouvido e dor na mandíbula. Os estalidos nas ATMs ocorrem devido ao posicionamento incorreto da cartilagem, que se desloca para cima do côndilo abruptamente, quando há a abertura da boca e pode ou não ser acompanhado de dor.

 Cada vez mais se houve falar do tratamento conservador, não invasivo, aplicado à disfunção da ATM. O tratamento conservador envolve a combinação de procedimentos como orientações, terapias com placas oclusais, farmacoterapia e fisioterapia. Terapias com laser, ultrasom terapêutico, estimulação nervosa transcutânea (TENS), terapia manual e iontoforese têm sido realizadas e mostrado grande valor no tratamento da articulação.

 A fisioterapia tem como objetivo, reposicionar a mandíbula ao crânio e com isso melhorar a função, minimizar a dor muscular, melhorar a amplitude de movimento, melhorar sua postura, reeducar o paciente em relação ao posicionamento correto da mandíbula, reduzir a inflamação, reduzir a carga na articulação temporamandibular e fortalecer o sistema músculo esquelético e com isso evitar com que o paciente precise passar por um procedimento cirúrgico.

Gostou deste assunto? Então comenta e compartilha nas nossas redes sociais.

Graduado em Fisioterapia pela UNOESC - Joaçaba - SC

Pós-graduado em Fisiologia do exercício - Universidade Gama Filho - Curitiba - PR

Cursos diversos nas áreas de esportiva e terapias manuais.

Instagran: michael.fisio

Facebook: michael.maschio

Whatsapp: 49 9 99835364

 

 

TÁ NA CONTA: PREFEITURA DE PIRATUBA ADIANTA PRIMEIRA PARCELA DO DÉCIMO TERCEIRO DOS SERVIDORES Anterior

TÁ NA CONTA: PREFEITURA DE PIRATUBA ADIANTA PRIMEIRA PARCELA DO DÉCIMO TERCEIRO DOS SERVIDORES

Capinzal: Novo Centro Administrativo de Saúde entra em funcionamento Próximo

Capinzal: Novo Centro Administrativo de Saúde entra em funcionamento

Deixe seu comentário