logo RCN

A FEIRA DO LIVRO DE LISBOA-2019

  • - Luiz Carlos Amorim

Por Luiz Carlos Amorim - Escritor, editor e revisor - Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, que completou 39 anos em 2019. Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Http://lcamorim.blogspot.com.br - http://www.prosapoesiaecia.xpg.uol.com.br

A Feira do Livro de Lisboa é uma instituiçao, é uma tradição da cidade. É enorme, tem espaço privilegiado, ocupando grande parte do Parque Eduardo Sétimo. E me lembra, guardadas as proporções, a Feira do Livro de Porto Alegre, pois também é motivo de orgulho para os moradores de Lisboa, assim como a outra é para os moradores da capital gaúcha.

Foram 19 dias de feira, com mais de 2.100 (dois mil e cem) eventos. Comportou 328 stands,  636 marcas editoriais e mais de cem mil títulos. Além de Livros, de cultura, de informação e conhecimento, a feira também contou com 42 empresas em suas praças de alimentação, ofereceu wifi gratuito e pontos de carregamento de celulares, entre outras tantas coisas.

Em 2018, a Feira do Livro de Lisboa registrou 492 mil vistantes. Este ano eram esperados mais de quinhentos mil visitantes, o que pode ter sido superado. Não há ainda os números finais da feira, mas ela cresceu e o número de livros vendidos também deve ter superado a previsão de quinhentos mil exemplares.

A feira, como vimos, oferecia livros de todos os tipos, com lançamentos vários, seções de autógrafos e palestras com escritores , mas ofereceu também eventos de música, brincadeiras, animação para todas as idades e todos os gostos. O MAAT, a Fundação Serralves, o Museu Berardo, entre outras grandes instituições culturais tinham stands lá. Foi bom ver famílias inteiras passeando pela feira e comprando livros. Aqui, com certeza, se lê mais do que no Brasil, felizmente.

Estive lá várias vezes, inclusive na primeira semana, quando fez muito calor em Lisboa, mas mesmo assim o público já começava a chegar. Autografei meus livros, comprei livros, conheci escritores e livreiros, apresentei as nossas revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA e ESCRITORES DO BRASIL, divulgando a literatura dos brasileiros aqui entre os portugueses. Vi muitos livros de brasileiros - consagrados, claro - sendo oferecidos cá em Lisboa.

Uma honra e um privilégio poder participar de evento tão grandioso.

 

Secretaria da saúde realiza palestra para idosos da UNITI Anterior

Secretaria da saúde realiza palestra para idosos da UNITI

CURSO DE ARTESANATO DA AÇÃO SOCIAL DE PIRATUBA, CHEGA À COMUNIDADE DO LAGEADO MARIANO Próximo

CURSO DE ARTESANATO DA AÇÃO SOCIAL DE PIRATUBA, CHEGA À COMUNIDADE DO LAGEADO MARIANO

Deixe seu comentário