Laços de amizade também se encontram no “coração” de Capinzal: Ice Café - Sorveteria e Cafetaria |
A FEIRA DO LIVRO DE LISBOA-2019
-
- Luiz Carlos Amorim
Por Luiz Carlos Amorim - Escritor, editor e revisor - Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, que completou 39 anos em 2019. Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Http://lcamorim.blogspot.com.br - http://www.prosapoesiaecia.xpg.uol.com.br
A Feira do Livro de Lisboa é uma instituiçao, é uma tradição da cidade. É enorme, tem espaço privilegiado, ocupando grande parte do Parque Eduardo Sétimo. E me lembra, guardadas as proporções, a Feira do Livro de Porto Alegre, pois também é motivo de orgulho para os moradores de Lisboa, assim como a outra é para os moradores da capital gaúcha.
Foram 19 dias de feira, com mais de 2.100 (dois mil e cem) eventos. Comportou 328 stands, 636 marcas editoriais e mais de cem mil títulos. Além de Livros, de cultura, de informação e conhecimento, a feira também contou com 42 empresas em suas praças de alimentação, ofereceu wifi gratuito e pontos de carregamento de celulares, entre outras tantas coisas.
Em 2018, a Feira do Livro de Lisboa registrou 492 mil vistantes. Este ano eram esperados mais de quinhentos mil visitantes, o que pode ter sido superado. Não há ainda os números finais da feira, mas ela cresceu e o número de livros vendidos também deve ter superado a previsão de quinhentos mil exemplares.
A feira, como vimos, oferecia livros de todos os tipos, com lançamentos vários, seções de autógrafos e palestras com escritores , mas ofereceu também eventos de música, brincadeiras, animação para todas as idades e todos os gostos. O MAAT, a Fundação Serralves, o Museu Berardo, entre outras grandes instituições culturais tinham stands lá. Foi bom ver famílias inteiras passeando pela feira e comprando livros. Aqui, com certeza, se lê mais do que no Brasil, felizmente.
Estive lá várias vezes, inclusive na primeira semana, quando fez muito calor em Lisboa, mas mesmo assim o público já começava a chegar. Autografei meus livros, comprei livros, conheci escritores e livreiros, apresentei as nossas revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA e ESCRITORES DO BRASIL, divulgando a literatura dos brasileiros aqui entre os portugueses. Vi muitos livros de brasileiros - consagrados, claro - sendo oferecidos cá em Lisboa.
Uma honra e um privilégio poder participar de evento tão grandioso.
Deixe seu comentário