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Livro Panorama Histórico do Município de Capinzal (SC), 1908 a 1965, de autoria do escritor Paulo Eliseu Santos.

Livro Panorama Histórico do Município de Capinzal (SC), 1908 a 1965, de autoria do escritor Paulo Eliseu Santos.

CAMPO DE AVIAÇÃO

O distrito de Rio Capinzal, já pleiteava a construção de um campo de aviação em 1930, no entanto, as autoridades municipais de Campos Novos só atenderam à reivindicação do distrito na década seguinte.

Assim, em 1940, iniciou-se a negociação entre as autoridades de Campos Novos e o comando da 10ª Região do Departamento da Aeronáutica Civil, sediada em Poto Alegre (RS). Ficou acertada que a obra começaria em 1941.

Os estudos preliminares sobre a viabilidade do campo de aviação, tiveram início em meados de 1940, com a vinda do funcionário do Departamento da Aeronáutica, sediado em Porto Alegre (RS).o engenheiro Edvino Schneider, que deu parecer favorável para a construção do campo de aviação, com algumas observações.

A primeira era que o campo de aviação deveria ter três pistas com 800 metros de comprimento por 100 metros de largura.

A segunda era a construção de alojamentos próximos do campo de pouso para acomodar os funcionários da empresa construtora.

A terceira dizia a respeito à segurança do trabalho e, para tanto, nas proximidades da pista de pouso, deveria ser construída um depósito para combustível.

Essas informações foram publicadas no jornal “A Tribuna”, de Joaçaba (SC).

De acordo com esse mesmo periódico, a inauguração da primeira fase  foi no dia 26 de junho de 1941, quando, às 12h30, pousou um monomotor procedente de Santa Maria (RS).

Nessa reportagem o periódico “A Tribuna” afirma que o monomotor foi pilotado pelo Tenente Cicero e pelo copiloto Sargento Price, que trouxeram a bordo Jasmelino Jardim, chefe do Departamento da Aeronáutica Civil.

Participaram do evento as seguintes autoridades de Campos Novos: Gasparino Zorzi, prefeito; doutor Ricardo Freitas, juiz da Comarca; vereadores e religiosos.

Compartilharam também desse acontecimento alguns políticos do distrito do Rio Capinzal (entre eles, o intendente do distrito, João Caldart), autoridades civis e religiosas, bem como a população em geral.

A obra ficou paralisada durante a segunda Guerra Mundial e só voltaria ser discutida pela população no ano de 1949, quando Capinzal já era município.

Em outro capítulo, dar-se-á continuidade ao que realmente aconteceu com o campo de aviação de Capinzal, por entender que haverá melhor ponderação sobre o tema em tela.  

 

Obs: O COMÉRCIO

Fonte: Capinzal – jóias desta terra e desta gente

Aldo Azevedo / jornalista de formação

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