Altair Silva busca estratégia inspirada em Uberlândia para expandir o agronegócio em SC |
Rede Municipal de Educação de Ouro
Rede Municipal de Educação de Ouro participa do Programa Nacional de Alfabetização na idade Certa ? PNAIC
Profissionais da Rede Municipal de Ouro participam do curso do PNAIC durante o ano de 2013 e encerram as atividades com o “1o Seminário municipal do PNAIC”.
Programa Nacional de Alfabetização na idade Certa – PNAIC, foi implementado no início de deste ano para garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. O objetivo do MEC, é que 100% das crianças brasileiras estejam plenamente alfabetizadas. Para isso o trabalho vai muito além do governo. É preciso criar um pacto entre sociedade, família, escola e governantes.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – é uma formação continuada, realizada em parceria com o MEC, Universidade Federal de SC – UFSC e Secretaria da Educação do Estado. Este Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicos que foram disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores. O Programa de Formação continuada é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, 8 anos de idade ao final do ciclo de alfabetização.
As ações do Pacto apóiam-se em quatro eixos de atuação:
1 – Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
2 – Materiais didáticos, obras literárias, obras de appoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
3 – Avaliações sistemáticas;
4 – Gestão, controle social e mobilização;
Com o objetivo de formar os orientadores de estudo na proposta pedagógica do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC visando à formação dos professores alfabetizadores cursistas que atuam nos anos iniciais do 1o ao 3o do Ensino Fundamental. No município de Ouro a formação do PNAIC iniciou no dia 14 de março, contando com a participação de 13 alfabetizadoras, a coordenadora Pedagógica Anadir Gusso Haupt. Tendo como Orientadora do curso a professora Ms. Marcia Pereira. Com esse trabalho foram contemplados 185 alunos.
Durante todos os encontros foram abordados assuntos teóricos que complementaram e efetivaram a prática da sala de aula. As teorias apresentadas no PNAIC, estas discutidas e adaptadas a cada realidade, mostrando o comprometimento para com o objetivo do PNAIC na rede municipal de ensino.
Foram também socializadas diversas atividades desenvolvidas pelas professoras alfabetizadoras com seus alunos, tanto durante o curso como no “1o Seminário do PNAIC”.
Algumas experiências com enfoque na Sequencia Didática – Planejamento – Ludicidade – Gêneros Textuais foram socializadas pelos grupos de alfabetizadoras.
A formação continuada resulta na melhoria da educação qualificando o ensino, deve incentivar aos professores a apropriação dos saberes rumo a autonomia e levar a uma prática critico-reflexiva, abrangendo a vida cotidiana da escola e os saberes derivados da experiência docente.
Deixe seu comentário