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Rede Municipal de Educação de Ouro

Rede Municipal de Educação de Ouro participa do Programa Nacional de Alfabetização na idade Certa ? PNAIC

 

Profissionais da Rede Municipal de Ouro participam do curso do PNAIC durante o ano de 2013 e encerram as atividades com o “1o Seminário municipal do PNAIC”.

Programa Nacional de Alfabetização na idade Certa – PNAIC, foi implementado no início de deste ano para garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. O objetivo do MEC, é que 100% das crianças brasileiras estejam plenamente alfabetizadas. Para isso o trabalho vai muito além do governo. É preciso criar um pacto entre sociedade, família, escola e governantes.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – é uma formação continuada, realizada em parceria com o MEC, Universidade Federal de SC – UFSC e Secretaria da Educação do Estado. Este Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicos que foram disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores. O Programa de Formação continuada é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, 8 anos de idade ao final do ciclo de alfabetização.

As ações do Pacto apóiam-se em quatro eixos de atuação:

1 – Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;

2 – Materiais didáticos, obras literárias, obras de appoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;

3 – Avaliações sistemáticas;

4 – Gestão, controle social e mobilização;

Com o objetivo de formar os orientadores de estudo na proposta pedagógica do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC visando à formação dos professores alfabetizadores cursistas que atuam nos anos iniciais do 1o  ao 3o  do Ensino Fundamental. No município de Ouro a formação do PNAIC iniciou no dia 14 de março, contando com a participação de 13 alfabetizadoras, a coordenadora Pedagógica Anadir Gusso Haupt. Tendo como Orientadora do curso a professora Ms. Marcia Pereira. Com esse trabalho foram  contemplados 185 alunos.

 Durante todos os encontros foram abordados assuntos teóricos que complementaram e efetivaram a prática da sala de aula. As teorias apresentadas no PNAIC, estas discutidas e adaptadas a cada realidade, mostrando o comprometimento para com o objetivo do PNAIC na rede municipal de ensino.

Foram também socializadas diversas atividades desenvolvidas pelas professoras alfabetizadoras com seus alunos, tanto durante o curso como no “1Seminário do PNAIC”.

Algumas experiências com enfoque na Sequencia Didática – Planejamento – Ludicidade – Gêneros Textuais foram socializadas pelos grupos de alfabetizadoras.

A formação continuada resulta na melhoria da educação qualificando o ensino, deve incentivar aos professores a apropriação dos saberes rumo a autonomia e levar a uma prática critico-reflexiva, abrangendo a vida cotidiana da escola e os saberes derivados da experiência docente.

 

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