logo RCN
VOLTANDO NO TEMPO

Primeira legislatura na Câmara de Vereadores do município de Ouro era instalada há 58 anos

  • - Primeira legislatura na Câmara de Vereadores do município de Ouro era instalada há 58 anos

VOLTANDO NO TEMPO

1989 - 07/08/2021 - são 32 anos de trabalho prestado.

Primeira legislatura na Câmara de Vereadores do município de Ouro era instalada há 58 anos

Dezessete de outubro é um dia histórico para o Poder Legislativo do município de Ouro. Nessa data, em 1963, portanto há 58 anos, ocorria a instalação e posse da primeira legislatura. As informações históricas estão preservadas no livro de atas e em outros documentos da época.

De acordo com a narrativa contida na Ata da Instalação, uma sessão histórica foi às 15h, em sala reservada da Prefeitura Municipal de Ouro, com a presença dos sete vereadores que anteriores sido eleitos no pleito de 06 de outubro de 1963, além do então prefeito de Capinzal, Silvio Santos, do então prefeito de Ouro, Luiz Gonzaga Bonissoni e de outros fontes.

Horas antes da reunião, os eleitos recebidos sido diplomados pelo Juiz Eleitoral Dr. Lauro Pereira de Oliveira, titular da 37ª Zona Eleitoral de Capinzal.

Os primeiros vereadores do município de Ouro foram: Antonio Maliska Sobrinho, Dioni Maestri, Edgar Lancini, Nilo Bassoto, Osvaldo D'Agostini, Severino Matiollo e Zitro Brum.

A sessão de instalação foi presidida por Edgar Lancini por ser o mais idoso. Lancini tomou o juramento dos colegas, nomeou Osvaldo D'Agostini como secretário e conduziu a eleição para a escolha da primeira mesa diretora.

Segundo consta em ata, a primeira mesa diretora ficou assim obtida: Presidente - Osvaldo D'Agostini; Vice-presidente - Nilo Bassoto; 1º Secretário - Antonio Maliska Sobrinho e 2º Secretário - Zitro Brum. A eleição se deu por voto secreto e a apuração contou com a supervisão dos vereadores Osvaldo D'Agostini e Dioni Maestri.

Após a homologação do resultado, Edgar Lancini deu posse aos membros da mesa diretora.

Constam nos registros históricos que em seu primeiro discurso como presidente, Osvaldo D'Agostini "incitou a todos para que trabalhassem em favor da coletividade Ourense para o engrandecimento e o progresso do novo município".

Na ocasião utilizaram a palavra dos vereadores Edgar Lancini e Antonio Maliska Sobrinho excelente as suas agremiações partidárias. A reunião seguinte foi a agenda para o dia 21 de outubro de 1963.

Acervo

A Câmara de Vereadores do município de Ouro mantem em seus arquivos todos os livros de atas, todas as leis aprovadas na época e o registro dos fatos que marcaram a história nestes 56 anos de atividades.

O Legislativo mantem a Galeria dos Ex-Vereadores e dos Ex-Presidentes como forma de preserva a história.

Por Marlo Matielo - Assessor de Comunicação Social

O TEMPO jornal de fato, desde 1989 iniciou a cobertura das sessões das Câmaras de Vereadores das cidades coirmãs, Capinzal e Ouro, sendo que na época, a do município de Ouro era realizada no período da tarde. Na época numa sala entre as ruas Jorge Lacerda e Felipe Schmidt, depois no antigo prédio da prefeitura em seguida no atual, sendo que no novo endereço, fizemos uma ou outra cobertura, pois por certo período a prioridade era emissoras de rádios e não a imprensa impressa com sua plataforma online.

Da primeira mesa diretora, conhecemos e nos dávamos muito bem com o Dr. Antonio Maliska Sobrinho, Dioni Maestri, Edgar Lancini e Osvaldo D'Agostini. Da mesma forma, com o então prefeito de Capinzal, Silvio Santos, do então prefeito de Ouro, Luiz Gonzaga Bonissoni.

Lancini, pelo que pudemos acompanhar, foi o cidadão que mais tinha anotações sobre datas de certos feitos, seja de Capinzal e Ouro, pois era procurado por muitos homens públicos para obterem informação e conhecimento.

Dioni sempre foi um parceiro de O TEMPO jornal de fato e da família Azevedo.

Lancini além de ser homem público como vereador de Campos Novos, também exerceu o mesmo cargo eletivo em Capinzal e Ouro, inclusive, por ser presidente do Legislativo capinzalense, teve a oportunidade de assumir como prefeito em exercício.

D"Agostini, Silvio Santos e Luiz Gonzaga Bonissoni, além do cargo público, foram grandes empresários (bem-sucedidos).

Maliska além de excelente vereador, era advogado renomado, solidário, amigos dos amigos.

Enio de O TEMPO jornal de fato, como esta prestando serviços de imprensa impressa há quatro décadas, trabalhou com jornal de abrangência estadual e nacional, sendo que alguns destes homens públicos eram assinantes dos periódicos.

Aldo Azevedo / jornalista


O TEMPO jornal de fato registra em Capinzal, na Rádio Nativa: Anterior

O TEMPO jornal de fato registra em Capinzal, na Rádio Nativa:

Vereador Francisco novamente cobra ações e serviços para proporcionar maior segurança no trânsito da serra Próximo

Vereador Francisco novamente cobra ações e serviços para proporcionar maior segurança no trânsito da serra

Deixe seu comentário