logo RCN
Pequena Central Hidrelétrica

PCH AGUDO INTENSIFICA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DAS ÁREAS DO EMPREENDIMENTO

  • Ana Leonora B. Meneghini Engenheira Ambiental e Sanitarista - Aplicação de hidrossemeadura em taludes expostos. Fonte: Desenvolver Engenharia e Meio Ambiente, 2020.

Entre os dias 09 e 11 de dezembro de 2020 foram executadas diversas ações visando a recuperação das áreas influenciadas pela Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Agudo, empreendimento instalado no município de Zortéa, estado de Santa Catarina, visando atender o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). 

O PRAD é um programa que orienta o planejamento, a execução e o monitoramento da recuperação ambiental em áreas que sofreram influências. Visando o sucesso em sua execução, existe a necessidade de conhecimento técnico, organização, recursos humanos e financeiros, e principalmente, comprometimento por parte dos responsáveis pelo projeto.

As áreas degradadas são ambientes que sofreram determinado tipo de influência, que possuem solos empobrecidos e erodidos, instabilidade hidrológica, produtividade primária e diversidade biológica reduzida. O processo de recuperação ambiental modifica essa dinâmica do ecossistema alterado, através da aplicação de metodologias e conhecimentos científicos que aceleram o processo de restauração, que naturalmente ocorreria com o fim das ações humanas.

Para a recuperação na PCH Agudo, foram aplicadas técnicas como a hidrossemeadura em taludes expostos; adubação orgânica com dejeto líquido de suíno; semeadura de espécies forrageiras visando a cobertura do solo; instalação de poleiros artificias de bambu. A próxima etapa do PRAD é o plantio das mudas de espécies nativas, objetivando a aceleração da recuperação ambiental nas áreas.


Município de Joaçaba está com seis focos de Aedes Aegypti ativos Anterior

Município de Joaçaba está com seis focos de Aedes Aegypti ativos

PERDIGÃO ATINGE 5 MILHÕES DE NOVOS CONSUMIDORES NO PAÍS EM 2020 Próximo

PERDIGÃO ATINGE 5 MILHÕES DE NOVOS CONSUMIDORES NO PAÍS EM 2020

Deixe seu comentário