logo RCN

Paulinha protocola projeto que cria o Fundo Estadual da Pessoa com Deficiência


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL/Deputada Paulinha (PDT)


Do dia a dia, nascem as ações que movem a deputada Paulinha (PDT). Protocolado nesta terça-feira (22) o projeto de lei que institui o Fundo Estadual da Pessoa com Deficiência (FEPD), que, de acordo com a proposta, seria vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

O FEPD tem por objetivo garantir e valorizar a pluralidade e a singularidade das pessoas com deficiência, assegurar direitos e criar oportunidades para o cidadão com deficiência.

"Os recursos do FEPD serão exclusivamente aplicados em ações que contribuam na prevenção das deficiências, na promoção da autonomia, segurança, qualidade de vida e participação social das pessoas com deficiência no Estado de Santa Catarina", disse a deputada Paulinha, que abraçou recentemente mais uma ação inclusiva.

Em roteiro pelo Sul do Estado na semana passada, na sexta, dia 18, em Santa Rosa de Lima, Paulinha, sem hesitar, abraçou mais uma causa social. Com determinação e energia, já anunciou que irá erguer as paredes da primeira residência inclusiva para pessoas com deficiência.

A decisão foi tomada pela sua sensibilidade com causas que lhe emocionam e lhe tocam o coração. Essa iniciativa contou de imediato com o apoio de 15 Apaes da região.

"A covid levou muitos dos nossos idosos. Alguns deles, pais de pessoas com deficiência, eram seus únicos guardiões. E agora esses filhos de Santa Catarina estão sem acolhimento. Temos também, infelizmente, casos de abandono e maus tratos. E não podemos mais fechar os olhos pra essa realidade. No pequena Santa Rosa do Sul uma verdadeira corrente do bem floresce por essa causa, pelas mãos do vereador Jailson Mota Luiz, do prefeito Almides da Rosa, da Andréia, idealizadora do projeto, com apoio de mais de 15 apaes, vereadores de várias cidades, associações, empresários, líderes comunitários e imprensa regional. Vamos erguer as paredes de uma residência inclusiva, com a graça de Deus", anunciou.

Através da sua Escola de Líderes, será edificado o projeto de residência inclusiva para o extremo sul catarinense. "Em breve teremos esse projeto pronto, e cada pessoa que se sentir tocada por essa causa poderá dar a sua contribuição", disse, destacando que a equipe do Gabinete 203 está de braços e coração aberto para tornar essa ação em realidade.

E esse projeto do FEPD nasceu justamente dessa experiência compartilhada em Santa Rosa do Sul.

Deputada Paulinha

FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Valquiria Guimarães - Assessoria de Comunicação - Deputada Paulinha


Anterior

Sopelsa defende revisão do Código Estadual do Meio Ambiente

Próximo

Vice-Prefeito Vanderlei Weber assume prefeitura de Piratuba durante viagem do Prefeito à Brasília

Deixe seu comentário