Professor Me. Ciro José Toaldo
No sistema federalista e republicano em que estamos inseridos, os dois Poderes firmados no processo democrático, desde os tempos do Iluminismo, são o Executivo e Legislativo, aonde seus membros não são indicados. Na verdade para entrar nestes dois tipos de poderes, faz-se necessário ter o respaldo popular, ou seja, a maioria dos cidadãos, por meio do voto eletrônico elegem candidatos para exercer estes poderes. Eles são distintos, autônomos e devem ser ocupados por pessoas íntegras com a mente voltada para implantar o bem comum!
Essa forma de escolha é maravilhosa, mas, será que a maior parte da população tem a consciência desta prerrogativa de colocar e tirar e quem deseja o poder? Será que compreendem qual é a sua grande força neste sistema político?
Democracia, uma palavra incompreendida na atualidade! Um princípio que coroa a forma de governo que atribui ao povo quem deve legislar e administrar quatro anos, com prosperidade ou decadência toda uma municipalidade. E, essa dimensão acontecerá neste próprio domingo, quando haverá mais um pleito eleitoral!
Fazem dois mil e quinhentos anos que os Gregos Antigos passaram a defender a democracia (governo do povo), como grande característica da política, ou seja, daqueles que deveriam cuidar da cidade (Pólis). E, quanta evolução ocorreu no decorrer deste tempo, pois na atualidade a maior parte da população tem o direito ao voto, inclusive as mulheres. Portanto, amigo leitor/eleitor é chegado ‘o grande dia’, aonde deveremos votar. Votemos com o coração, com alegria, com alma e consciência tranquila, sabendo que nosso voto não será lançado no escuro; trata-se de um voto pensado, refletido e bem analisado para trazer o melhor ao nosso município!
Não seja eleitor hipócrita que vota pensando apenas em seu umbigo. Vote em quem trará o melhor para sua cidade. Neste momento quem busca benefício próprio, esquecendo-se do bem comum e do relacionado ao coletivo é mesquinho, covarde e sem caráter!
Infelizmente o Estado brasileiro está desmoralizo, pois há grupos com ânsia de perpetuarem-se no poder e, criam cargos politiqueiros com a finalidade de distribuí-los aos seus comparsas. A máquina legislativa e administrativa do Brasil é uma das mais caras do mundo! Essa é uma vergonha escancarada no setor público, onde se faz farra com o dinheiro de nossos impostos!
E neste ritmo e forma de politicagem absurda, chegamos ao pleito eleitoral de 2024 e, será domingo, dia 06 (seis) de outubro, com início às oito horas da manhã, infelizmente irá dar continuidade a estas péssimas práticas que estão estabelecidas dentro das prefeituras e câmara de vereadores. Pode ser que alguns até possam às mudar! Seria um grande avanço!
Contudo, ainda é possível acreditar e, ao menos escrever para alertar ao eleitor: quem vende seu voto ou faz dele falcatrua, deixa de acreditar na democracia! Como escrito na semana passada: qual seria o maior anseio de um cubano ou venezuelano, por exemplo, se tivesse a oportunidade que o brasileiro tem? A resposta fica com você ou busque no artigo da semana passada!
Como chegou o grande dia, sabe-se que a certeza do melhor ou pior aos municípios está nas mãos do eleitor! Não corra o risco da ilusão fácil, não venda, não troque e tenha o seu título como a sua ‘grande arma’ democrática. Quatro anos não são quatro semanas e nem quatro meses, eles podem demorar uma eternidade!
Meus dois votos estão escolhidos! Pensei muito! E meus candidatos sabem que votarei neles!
Boa eleição para todos! Deus abençoe nosso Brasil!
Deixe seu comentário