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EDUCAÇÃO: Saiba como vai funcionar o Novo Ensino Médio em Santa Catarina

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Assessoria de Comunicação/Saiba como vai funcionar o Novo Ensino Médio em Santa Catarina


A partir de fevereiro de 2022, 71 escolas em Santa Catarina passarão ao Novo Ensino Médio, que carga horária ampliada e cardápio mais inclusão. O novo modelo será implementado para os alunos da 1ª série do Ensino Médio de todas as escolas, além dos alunos matriculados nas 120 escolas-piloto catarinenses, que já é uma novidade desde 2020.

Além da hora de alteração ou carga horária mínima anual de 1.000 horas de conhecimento, o Novo ensino para passar a horas de conhecimento seja de estudo de modelo de forma integrada e mais articulada. A flexibilização também inclui o trabalho com o Projeto de Vida, uma segunda Língua Estrangeira (além do Inglês), os Componentes Curriculares Eletivos e as Trilhas de Aprofundamento.

Entenda as principais mudanças

O Novo Ensino divide o entre uma parte de Formação Geral (máximo de 800 mil horas nos três anos) e uma parte básica1 horas (3 mínimo de 1.200 mil horas nos anos). Ambos são fundamentados pela Lei 13.415/2017, pelo Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define os direitos e objetivos de aprendizagem.

A Formação Geral Básica prevê quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e Suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Em Santa Catarina, todos os componentes dos currículos, que antes eram desenvolvidos no modelo de disciplinas, Língua Portuguesa, Ciências e Ciências, por exemplo, estão em grande quantidade na matriz.

Já a parte de terapia do currículo é compostada em Santa Catarina, em Santa Catarina, Língua: Projeto de Vida, Segunda Estrangeira, Componentes Curriculares Eletivos e Trilhas de Aprofundamento.


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Assessoria de Comunicação/Saiba como vai funcionar o Novo Ensino Médio em Santa Catarina



Como foi a construção do currículo em SC

O Novo Ensino Médio em Santa Catarina foi um trabalho de construção coletiva iniciado ainda em 2018, com a adesão das 120 escolas-piloto. No ano passado, Santa Catarina foi o primeiro a ter o Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense - incluindo o Portfólio de Componentes Curriculares Eletivos e as Trilhas de Aprofundamento - homologado pelo Conselho Estadual de Educação, além de ter sido o primeiro estado a entregar o Plano de Implementação do Novo Ensino Médio ao Ministério da Educação (MEC).

"Queremos que a sala de aula seja um ambiente acessível para o aluno. Preparando espaços para nossos alunos que se sintam à vontade, com uma carga horária superior - estamos preparados para o mundo real, para o mundo real. Na escola, seus professores poderão trabalhar juntos com os seus professores", destaca o Luiz Fernando Vampiro.

Para a diretora de Ensino da SED, Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, o Novo Ensino Médio busca atender às necessidades e expectativas dos jovens estudantes, aprimorando seu interesse, engajamento e protagonismo. "Com o Novo Ensino, os estudantes podem mobilizar conhecimentos, habilidades e valores que podem eles próprios, mais aptos a lidar com pessoas, profissionais, sociais, considerando a quantidade de transformações que marcam a atualidade".

Como será uma distribuição das aulas

Antes da implantação do Novo Ensino Médio, a matriz do currículo era composta por 25 aulas distribuídas em cinco aulas a cada dia da semana.

Com a ainda ter uma carga horária, o poderá ainda ou ter aulas em um período ou mais dias com período integral (ou mais dias com período integral). Essa definição varia de acordo com a matriz escolhida pela carga horária 1000 horas de atendimento da escola. Foram ofertadas quatro matrizes curriculares para seleção das escolas:

- Matriz A integral (31 horas/aula - 5 aulas diárias + 1 dia em período integral

- Matriz Aula Aula (31 horas/a - 4 dias com 6 aulas cada + 1 dia com 7 aulas

- Matriz B (35 horas/aula - 3 dias com 5 aulas cada + 2 dias em período integral)

- Matriz C (44 horas/aula - 3 dias de 10 aulas cada + 2 dias de 7 aulas ou 4 dias de 10 aulas + 1 dia de 4 aulas)


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Assessoria de Comunicação/Saiba como vai funcionar o Novo Ensino Médio em Santa Catarina


Projeto de Vida

O componente curricular Projeto de Vida permite que os estudantes tenham gostado de um período na escola toda semana para falar sobre o futuro. O objetivo é compartilhar experiências e experiências que buscam dos alunos e objetivo o objetivo sobre suas escolhas futuras. A ideia primordial é a participação dos jovens na construção de um percurso formativo que considera os seus próprios projetos de vida.

Em julho de 2021, a SED realizou o curso de formação continuada para elaboração dos Roteiros Pedagógicos do Componente Projeto de Vida, com a participação de aproximadamente 150 professores da rede. Essess roteiro estarão disponíveis para a rede em fevereiro deste ano.

Acompanhe Relatos de professores da rede estadual sobre os resultados e alunos acompanhem com o Projeto de Vida https://www.sed.sc.gov.br/secretaria/imprensa/noticias/31317-novo-ensino-medio-sc-conheca-a-experiencia-de-professores-e-alunos-do-projeto-de- vida


Segunda Língua Estrangeira

Em Santa Catarina, além da Língua Inglesa, o Ensino Médio se torna obrigatória na Formação Geral italiana do currículo uma segunda língua estrangeira: espanhola, alemã ou estrangeira. O objetivo é ampliar o atendimento das línguas estrangeiras na escola, valorizando a diversidade que constitui a sociedade catarinense. Essa escolha foi feita com base na realidade do contexto da unidade escolar, na disponibilidade de profissionais e no processo de escuta da comunidade. A novidade será com carga horária de duas horas semanais.

O que são os Componentes Curriculares Eletivos

Os Componentes Curriculares Eletivos buscam a escola um espaço para discussão e vivências sobre os temas atuais e que interessam aos estudantes. Estão divididos entre investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo. Os estudantes podem escolher os componentes eletivos oferecidos pela escola que vida mais relacionados ao seu projeto de projeto.

Alguns exemplos de Componentes Eletivos que estarão disponíveis nas escolas são: Cultura Digital, Pensamento Computacional, Educação Empreendedora, Matemática Financeira, Educação Fiscal, Prática em Libras, Jogos de Raciocínio Lógico Matemático, entre outros.

O documento com os 25 Componentes Curriculares Eletivos, que já estão nas matrizes curriculares das 120 escolas-piloto de Santa Catarina, pode ser acessado no site da SED. Esse portfólio foi construído com a participação de 363 profissionais da rede, com professores, coordenadores e técnicos. O objetivo foi reunir um grupo multissetorial para construir temas temáticos e roteiros pedagógicos que sejam inovadores e coloquem nossos estudantes como protagonistas do seu futuro.

Saiba mais detalhes sobre a criação do portfólio em SC aqui. https://www.sed.sc.gov.br/secretaria/imprensa/noticias/30898-educacao-de-sc-lanca-portfolio-com-roteiros-pedagogicos-para-o-novo-ensino-medio  

Para definir o percurso formativo que será oferecido pela escola, incluindo Componentes Curriculares Eletivos e Trilhas de Aprofundamento, foi considerada uma estrutura física da unidade, o quadro de professores e a garantia de escolha dos estudantes. Dessa forma, a escuta dianóstica da escola, os estudantes que querem aprender.

Acompanhe os relatos dos alunos das escolas-piloto da rede sobre a experiência bem-sucedida com os componentes curriculares eletivos https://www.sed.sc.gov.br/secretaria/imprensa/noticias/31264-novo-ensino-medio-sc-estudantes-falam-sobre-a-experiencia-com-os-componentes-curriculares-eletivos 

Aqui você pode ler os depoimentos de professores das escolas-piloto da rede estadual sobre os resultados e conquistas alcançadas com os componentes curriculares eletivos https://www.sed.sc.gov.br/secretaria/imprensa/noticias/31303-novo-ensino-medio-sc-conheca-a-experiencia-dos-professores-com-as-disciplinas-eletivas 

Entenda como Trilhas de Aprofundamento

As Trilhas de Aprofundamento são ofertadas a partir da 2ª série do Ensino Médio. De acordo com a matriz curricular, a trilha apresenta 10 aulas semanais ou 15 aulas semanais. O estudante cursa em cada ano duas trilhas de sua escolha, entre as ofertadas pela escola.

Ao todo, são 25 possibilidades, sendo que 14 estão disponíveis em uma área do conhecimento específico e 11 estão integradas entre duas ou mais áreas do conhecimento. Ainda há possibilidade de trilhas conectadas aos 13 Eixos Tecnológicos do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. http://cnct.mec.gov.br/ 

Como explica a gerente de Educação do Ensino Médio e Profissional da SED, Letícia Vieira, como trilhas que permitem que o estudante aprofunde seus conhecimentos conforme seu interesse. "Por exemplo, na 2ª e 3ª série, o estudante aprofundará seus conhecimentos em uma área de conhecimento com a qual se identifica mais, ou ainda, poderá mudar outra área de conhecimento durante seu processo formativo, caso não se identifique com uma área escolhido no primeiro momento".

Entre os exemplos de Trilhas que serão ofertadas nas escolas da rede estão:

? Área de Matemática e suas Tecnologias: A MATEMÁTICA E O MUNDO DO TRABALHO;

? Área Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: OBSERVATÓRIO DA SAÚDE PÚBLICA;

? Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: DIÁLOGOS COM NOSSAS CIDADES - MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE;

? Área de Linguagens e suas Tecnologias: CORPOS QUE EXPRESSAM SUAS VOZES;

? Trilha integrada: O CAMPO COMO LUGAR DE VIDAS, DE RELAÇÕES HUMANAS, DE DIREITOS HUMANOS, DE CULTURAS E DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS.

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Lei de Proteção do Consumidor - 8.078/1990; e

Lei da tipificação criminal de delitos informáticos - 12.737/2012


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(48) 3664-0454 | 99675-5242

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