logo RCN

ACIC auxilia empresas e contribui para a retomada da economia

  • MB Comunicação Empresarial/Organizacional - Diretor de Relações com Instituições de Crédito, Sérgio Perondi, explana sobre ações referentes a linhas de crédito.

Com parcerias, foram atendidas aproximadamente 1.200 pequenas e médias empresas, com um montante rotativo circulando no mercado local em torno de R$ 30 milhões

Estimular empreendedores em época de pandemia. Esse foi um dos grandes objetivos da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) em 2020. A intenção foi auxiliar os empresários a tocarem seus negócios e, para isso, a entidade criou algumas medidas emergenciais. Inicialmente, foram dez que, com o passar dos meses foram ampliadas para 20 medidas. Uma delas foi a criação de um Fundo Garantidor próprio para garantir aos associados capital de giro, especialmente para beneficiar empresas que têm dificuldades a acessos de créditos e com taxas inferiores às praticadas pelo mercado. "Também estamos dando apoio, juntamente com a Facisc, Sebrae, BRDE e cooperativas de créditos, a outros fundos garantidores vigentes para viabilizar créditos empresariais e fomentar a economia local", frisa o diretor de Relações com Instituições de Crédito, Sérgio Perondi

 Segundo Perondi, muitas empresas solicitam linhas de créditos com taxas atrativas, porém não possuem histórico, garantias reais e avais. Por não apresentarem esses pré-requisitos, as instituições financeiras atendem, mas com taxas superiores às praticadas pelo mercado e exigem contrapartidas que inviabilizam suas margens. "Nesses casos entra em ação o Fundo Garantidor da ACIC. Para o deferimento, monta-se um plano de negócios que argumente e fortaleça a viabilidade. O Fundo Garantidor avaliza junto à instituição financeira, porém com negociação de taxas que viabilizem o negócio. O resultado dessa ação será o equilíbrio das empresas, a formalidade do fluxo financeiro, a manutenção dos empregos existentes e a probabilidade de gerar novas oportunidades que suscitem desenvolvimento socioeconômico".

 A ACIC mantém convênios com todas as cooperativas de créditos, independentemente de bandeiras, BRDE e Badesc. Com a Caixa Econômica Federal criou uma esteira para identificar as empresas associadas, especialmente nas linhas do Pronampe. Na área tecnológica foi criado um fundo com a Acate e, a exemplo de outros estados brasileiros, foi articulado com o Sebrae um projeto para a criação de fundos públicos municipais. "Nos demais estados já tem aprovação pelo TCE e está em operação, porém, em Santa Catarina, o processo ainda está em análise, sem previsão de deferimento. Essas parcerias são de suma importância. O principal objetivo é gerar oportunidades, desenvolvimento socioeconômico e manter o baixo índice de inadimplências, pois em comunidades com históricos de baixa inadimplência, grandes investidores, bancos e empresas de fomento aportam recursos sem muitas exigências e contrapartidas, fomentando com solidez e desenvolvimento sadio a região", destaca Perondi.

Com todas as parcerias, foram atendidas aproximadamente 1.200 pequenas e médias empresas, associadas e não associadas da ACIC, com um montante rotativo circulando no mercado local em torno de R$ 30 milhões.

O diretor ressalta que a ACIC tem um comprometimento enorme com os associados e a comunidade em geral, buscando auxiliar a economia local. "A ACIC procura unir forças, intensificando as ações com as entidades locais, com o poder público municipal e as cadeias produtivas. Criou mentorias voluntárias, buscou apoio do Sebrae para consultorias, aportou recursos em fundos. Tudo voltado para ajudar empresas, para fomentar, salvar e gerar empregos locais".

A previsão é para que em 2021 o Brasil terá oportunidades de destaque positivo, principalmente se houver uma vacina eficaz em larga escala para covid-19. "Estimativas de grandes economistas preveem um PIB positivo superior a 3%, mas esse resultado pressupõe a superação de diversos obstáculos, sendo que o maior deles está ligado à preservação da renda da população", observa Perondi.

Para as empresas que ainda enfrentam dificuldades, o diretor da ACIC orienta: busque ajuda. "Nem toda a tempestade vem para atrapalhar, algumas vêm para limpar seu caminho. Cito uma sábia frase do nosso presidente Nelson Akimoto e que tem tudo a ver com o nosso compromisso social: salvar um CNPJ para salvar muitos CPFs. Nessa linha a ACIC tem um grande comprometimento com os associados através de uma equipe qualificada e um quadro de 23 diretores das mais diversas pastas, além de núcleos, mentores voluntários para todas as áreas empresariais, universidades locais, Sebrae e caminhos dos mais diversos com a finalidade de conscientizar os empresários e auxiliar em seus planejamentos para que desenvolvam uma relação equilibrada, busquem soluções acertadas e caminhem para a prosperidade", finaliza Perondi.


MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Jornalista Responsável - Marcos A. Bedin - MTE SC 00085-JP


Governo do Estado destina recursos aos municípios afetados pela estiagem em 2020 Anterior

Governo do Estado destina recursos aos municípios afetados pela estiagem em 2020

Zortéa elege mulher ao cargo de Prefeita para a gestão administrativa 2021 a 2024 Próximo

Zortéa elege mulher ao cargo de Prefeita para a gestão administrativa 2021 a 2024

Deixe seu comentário