logo RCN
O TEMPO jornal de fato

Os melhores da indústria:

  • (Foto: Débora Sberse/ MB Comunicação) - Os melhores do estado na solda foram reunidos para a etapa estadual.

SENAI de Chapecó terá representante na WorldSkills 2025 nacional

A WordSkills é a maior competição de educação profissional do mundo. No mês de setembro, o SENAI/SC seleciona os representantes do estado à etapa nacional e Chapecó foi sede para a modalidade de solda. A iniciativa ocorreu nessa semana nas instalações da unidade educacional. A recompensa foi a classificação e medalha de ouro para Mauricio Santos da Silva.

Os três melhores competidores do estado passaram quase dois dias em prova. O chapecoense Mauricio, Gustavo Thomas, de São Miguel do Oeste, e Marcelo Henrique da Silva de Curitibanos, foram acompanhados por seus treinadores. O gerente do SENAI, SESI e IEL na Regional Oeste, Jardel Carminatti frisou que competir é algo extremamente saudável. “A competição nos desafia a sermos melhores, a trabalhar em equipe e a desenvolver a disciplina. Aprendemos lições valiosas, como lidar com vitórias e derrotas, e aceitar que errar faz parte do processo de aprendizado. No mundo do trabalho, esses desafios estarão presentes, e quanto mais aprendermos com nossos erros, mais preparados estaremos.”

Mauricio tem 19 anos, treinou cerca 500 horas para a competição e está no SENAI de Chapecó há um ano. Já trabalha na indústria no setor de manutenção, soldagem, fresagem e de usinagem também. O jovem enfatizou a importância do trabalho coletivo, mencionando que todos que estavam envolvidos têm uma parte importante na conquista desta etapa estadual. Ao falar sobre a competição nacional, mostrou confiança e comprometimento, afirmando que irá se esforçar ao máximo para alcançar bons resultados e representar bem Santa Catarina. Ressaltou ainda que tudo é possível para quem treina e acredita em algo maior.

O professor do SENAI de Chapecó e também um dos avaliadores da prova, Ivan David Filipon, enfatizou o sacrifício de todos os envolvidos, que muitas vezes deixaram de lado o tempo com a família para se dedicarem ao treinamento e à competição, salientando o amor e a paixão pelo que fazem. “A competição aqui foi de altíssimo nível, especialmente no quesito de soldagem com carbono. Temos boas referências no Estado e buscaremos ajuda para garantir que Santa Catarina seja bem representada.”

SELETIVAS

Seletivas acontecem também em Joinville, São Bento do Sul, Blumenau, Concórdia e Criciúma. A disputa define os melhores em 20 ocupações. Cada uma delas corresponde a profissões técnicas da indústria, como mecatrônica, instalações elétricas, manutenção industrial, energias renováveis e indústria 4.0.

Os competidores só conhecem os detalhes das provas, específicas para cada ocupação, no dia do torneio. Eles precisam agir dentro de padrões internacionais de qualidade para terem chance de vencer. A etapa nacional está marcada para o segundo semestre de 2025. Os ganhadores representarão o Brasil na etapa mundial, em Xangai, na China, em 2026.

TRADIÇÃO

Santa Catarina tem tradição na WordSkills, que foi criada nos anos 1950 e já foi chamada de Olimpíada do Conhecimento. Alunos do estado já representaram o Brasil e conquistaram medalhas.

O diretor do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira, diz que a competição mostra a força da indústria no país e no mundo, e a qualidade dos cursos profissionalizantes da entidade.

Alunos do SENAI, de todos os estados, por causa da formação que recebem, começaram a representar o Brasil em 1983. Eles treinam para cada ocupação, como atletas treinam para modalidades esportivas. Contam com apoio de professores, que atuam como treinadores.

MUNDO

Só os melhores alunos das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul participam da disputa. Cada país seleciona apenas um representante, seja uma pessoa ou uma equipe, para cada ocupação.

Eles devem ter até 22 anos no ano do torneio e integrar um dos países membros da WorldSkills International. Para algumas ocupações, a idade pode ser 25 anos.

 

Foto 23 – Os melhores do estado na solda foram reunidos para a etapa estadual. (Foto: Débora Sberse/ MB Comunicação)

Foto 24 – Jardel Carminatti frisou que competir é algo extremamente saudável e transforma o caráter profissional. (Foto: Débora Sberse/ MB Comunicação)

Foto 25 – Jovens desenvolvem habilidades para a indústria. (Foto: Débora Sberse/MB Comunicação)

Foto 26 – Ivan David Filipon enfatizou o sacrifício de todos os envolvidos para se dedicarem ao treinamento. (Foto: Débora Sberse/MB Comunicação)

Foto 27 – A recompensa foi a classificação e medalha de ouro para Mauricio Santos da Silva. (Foto: Débora Sberse/MB Comunicação)

Foto 28 – Mauricio tem 19 anos, treinou cerca 500 horas para a competição. (Foto: Arquivo SENAI)

Foto 29 – Os competidores só conheceram os detalhes da prova no dia do torneio. (Foto: Arquivo SENAI)

 

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Jornalista Responsável – Marcos A. Bedin – MTE SC 00085-JP

MISSÃO TÉCNICA Anterior

MISSÃO TÉCNICA

O TEMPO jornal de fato edição 1.670, de 27 de setembro de 2024 Próximo

O TEMPO jornal de fato edição 1.670, de 27 de setembro de 2024

Deixe seu comentário