EQUIPE DA SECRETARIA DE TURISMO LEVA A MAGIA DA PÁSCOA ÀS ESCOLAS |
Prof. Evandro Ricardo Guindani Universidade Federal do Pampa - Unipampa
Quando o ser humano nao encontra mais forças, se depara com seus limites, ele apela para a fé em algo superior. Nas religiões monoteístas este ser assumiu o nome de “Deus”. Na impotência sentida, há a alternativa da fé, porém racionalmente incerta, há um dilema entre a certeza de que el dará resultados ou não. Diante da morte e da dor, do medo e da angústia que revelam nossa pequenez, o ser humano criou à sua imagem e semelhança, um ser superior. Isso foi dito pelo filósofo alemão Feuerbach. “Deus”, que para os cristãos, possui caracteristicas humanas, que é atendido quando é chamado e que deseja receber oferendas, sejam elas materiais em forma de dízimo ou de promessas e orações. Projetaram neste ser um homem de negócios, que possui regras para dar e receber. E projetaram também todas as contradições da personalidade humana. Um ser que ora castiga e ora perdoa, que se alegra e também se entristece.
E a fé não passa de uma projeção dos desejos mais profundos e as vezes mais egoistas. Sim, muitas pessoas oram pelos outros, mas muitas apenas oram por si. Usam Deus para projetar suas incoerências. Não querendo mudar de comportamento, oram para este ser para que ilumine os outros a compreenderem suas proprias limitações e teimosias.
Este ser chamado “Deus” serve para tudo, serve para justificar o que a realidade não explica, serve para dar esperança quando não se tem certeza de nada, serve para explicar algo inexplicavel do passado, serve para confortar aqueles entristecidos.
A fé é um grande instrumento e uma certa muleta para se enfrentar as contrariedades da vida, e as vezes a unica alternativa para muitas pessoas onde a vida é mais sofrimento do que alegria. Podemos sim criticar a atitude cega e alienante da fé, mas tambem precisamos respeitar aquele que tem fé e acredita, pois pode estar lá, a sua única esperança, o seu unico sentido da vida.
Como disse Rubem Alves, Deus é o nome da ausência que habita o corpo. Muitas pessoas, ao sentirem o vazio da existência, se apegam à fé como única saída. Porém precisamos deixar claro, nunca receite sua fé para ninguem, pois algo somente pode ser compreendido por outra pessoa, no âmbito da racionalidade. E ao ter fé, é preciso você assumir que ela é uma atitude pessoal, e também deve assumir que ela deve ser uma grande ilusão! Sim, isso pode ser forte, mas como não temos nenhuma prova racional do efeito da fé, é preciso você admitir isso, ao ter fé em algo superior.
O TEMPO jornal de fato desde 1989:
https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2
https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL
https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys
https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w
Deixe seu comentário