Marcia Dambroz Peixer e seu livro. (2021)
No último sábado dia 15 de fevereiro, recebia com muita tristeza a notícia da morte da Marcia, meu parente por parte de mãe. Essa gigante descendente da família Dambroz, no ano de 2021, nos presenteou com um formidável livro: “Irmãos D’Ambros – sobreviventes de um sonho interrompido”.
Um livro aonde na página 172 narra um pouco à história de meus avós maternos, Ciro e Leonor; inclusive a Marcia me enviou cópia do registro de casamento deles. Conversei longamente com essa autora que me contou vários detalhes e dificuldades encontradas para ter sua obra concluída!
Este foi e será um de seus grandes legados relacionado aos nossos imigrantes italianos, no caso dos Irmãos D’Ambros que chegaram ao Brasil em 1876. Sofrimentos, lutas, mortes e a vontade de vencer em uma terra nova, levaram ao crescimento de uma família muito tradicional nos municípios de Ouro e Capinzal, na região do meio oeste catarinense; eles vieram do interior do Rio Grande do Sul.
Marcia nasceu no então distrito de Ouro, município de Capinzal em 29 de março de 1957. Ela era filha de dois grandes fotógrafos ourenses: Olavio e Iolanda Dambroz. Como ela deixou registrado em seu livro: foi uma estudante do Maternal até o Segundo Grau (atual Ensino Médio) no Colégio Mater Dolorum de Capinzal. Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná e em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná, ambas situadas em Curitiba.
Marcia gozava de sua aposentadoria, vivia em Curitiba e conseguiu viabilizar o seu sonho, cultivado por décadas em resgatar a história da imigração da família D’Ambros que veio da Itália para o Brasil. Emocionante que nos agradecimentos em seu livro, ela se lembra de Deus que possibilitou a formação de sua família e de todas as gerações, fonte de inspiração e reverência. Lembra-se de seus pais e avós (in memorian) pela vida, exemplo e incentivo para que ela pudesse registrar toda a história de sua família. Também agradeceu ao seu esposo Alexandre e aos filhos Tiago e Diogo pelo apoio, carinho, amor e cuidado que sempre tiveram para com ela.
Como professor de História e apaixonado pela valorização de nossas raízes, expresso minha homenagem à escritora Marcia Dambroz Peixer, uma vez que deixou seu rico legado que contribuirá para as próximas gerações. Inclusive, não irei esquecer que essa pesquisadora instigou-me a pesquisar e escreve a respeito da história de meu avô materno, Ciro Dambroz, uma vez que tem sua contribuição na árvore genealógica desta família.
Obviamente que essa escritora, professora, psicóloga e, sobretudo mãe, deixou sua contribuição aos seus mais próximos, como seu esposo Alexandre e os filhos Tiago e Diogo. Não tive muito contato com essa autêntica Dambroz, apenas em algumas ocasiões, quando, ainda garoto, ao subir a Rua Presidente Kennedy, em Ouro, avistava a Marcia com seus pais e avós na sacada de sua casa! Sempre guardarei as boas recordações desta rua, nela também residiam meus avós maternos!
Amiga Marcia, um ser de luz que valorizou suas raízes e deixou seu rico legado. Resta-me agradecer pelo privilégio de ter conhecido essa fantástica pessoa e, ter a regalia em receber seu livro, com o qual tive oportunidade de aprender com profundidade e, empolgar-me ainda mais pela família de meu avô Ciro!
Apesar da tristeza da separação física, a espiritualidade maior nos conforte, pois seu espírito está em outra dimensão e, havemos de ter a oportunidade de nos encontrar!
Força e coragem para seu esposo e seus dois filhos.
Muita luz e paz para todos!
O TEMPO jornal de fato desde 1989:
https://chat.whatsapp.com/IvRRsFveZDiH1BQ948VMV2
https://www.facebook.com/otempojornaldefato?mibextid=ZbWKwL
https://www.instagram.com/invites/contact/?igsh=4t75lswzyr1l&utm_content=6mbjwys
https://youtube.com/@otempojornaldefato?si=JNKTM-SRIqBPMg8w
Deixe seu comentário