logo RCN
O TEMPO jornal de fato

A REFORMA ÍNTIMA! Professor Me. Ciro José Toaldo

No mundo materialista e consumista em que estamos inseridos, talvez a maior preocupação para muitos consista no progresso meramente material deste mundo onde estamos encarnados. No entanto, pense um pouco: quando você desencarnar, irá levar contigo algum objeto conquistado?

Obviamente que trabalhamos para o nosso sustento e termos comodidades, estas são conquistas estimuladoras, no entanto, nunca deveriam ser a razão principal do existir. Se estivermos convencidos que a vida não termina neste mundo e, há um espirito junto de nós, precisamos ter o cuidado com o nosso interior, do qual podemos denominá-lo de alma.

Quando se entende essa dimensão, passamos a ter a preocupação com o íntimo, ou seja, aquele espaço que somente nós o conhecemos. Ao refletir a respeito da conduta pessoal, com certeza percebemos muitos pontos para melhorar, sejam em relação ao modo de vida, aos pensamentos, atitudes, enfim, de tudo que não contribui para a evolução espiritual.

E, como podemos ainda neste plano existencial buscar as mudanças necessárias para evoluir espiritualmente? A resposta é simples: por meio da reforma íntima diária! Essa é uma ação individual, somente cada criatura pode fazê-la e, por mais fórmulas, orações, novenas ou outros procedimentos, de nada valerá se o seu íntimo não mudar!

Quantas vezes escrevi que porta de igreja não salvará ninguém, por essa afirmação recebo críticas, mas, entendam: toda e qualquer religião pode ajudar quando proporciona a sua melhora interior. Querem alguns exemplos: de que vale alguém rezar o dia todo e falar mal dos outros? Viver dentro de igreja e, ao sair dela sente raiva do maltrapilho que encontra no caminho? Rezar e não conseguir perdoar o seu irmão? Orar, ler a bíblia, mas não praticar a caridade? Seguir uma religião e não chegar se libertar do álcool ou outra substancia prejudicial à saúde?

Enfim, são muitas interrogações e, não as leve para o lado moralista, pois a verdade é uma só: quando não se coloca em prática os preceitos da doutrina religiosa que se segue, se vive como hipócrita! O próprio Jesus foi quem nos ensinou o valor da reforma íntima que deve levar a mudança, sobretudo dos hábitos da existência. Dizia o grande Mestre: ‘vai e não peques mais’, ou seja, mude de vida, faça a sua reforma íntima e seja um homem novo! Sendo assim, comece a mudar de dentro para fora, procure se autocriticar, transformar pensamentos e ações e praticar bons hábitos, a fim de melhorar cada vez mais (perceba que a reforma íntima só pode acontecer na prática).

Portanto, questione-se e reflita sobre as suas atitudes e desejos. Busque fazer interrogações sobre sua consciência e julgue a sua conduta. Quando começamos a buscar essa transformação, passaremos a agradecer a Deus pela vida que temos e a oportunidade de evoluir. Algo importante: quando se busca a melhoria interior, não se faz o bem apenas para si, mas também para quem está em sua volta, pois ao sentir as mudanças em sua forma de agir, passará a se questionar sobre sua própria conduta!

Espero que estas pequenas linhas ajude alguém, como fui ajudado a começar a buscar a melhora de minha conduta interior. E, como o ser humano é relutante nesta sua melhora interna, lembra-se da frase do filósofo Sócrates, dita a quase dois mil e quinhentos anos: “Conhece-te a ti mesmo”. Essa proposta segue firme em pleno século XXI.

Reflita com profundidade e comece a sua reforma íntima hoje!

Até o próximo!

        

O poder do  ser humano Escrito por Micael Borin Anterior

O poder do ser humano Escrito por Micael Borin

GILDO DE FREITAS: TRADICIONALISTA-RAIZ  Prof. Dr. Adelcio Machado dos Santos Próximo

GILDO DE FREITAS: TRADICIONALISTA-RAIZ Prof. Dr. Adelcio Machado dos Santos

Deixe seu comentário