logo RCN

Vereador Marckson solicita informações:

  • - Vereador Marckson Kielek (PP).

Vereador Marckson solicita informações sobre números de empresas que fecharam suas portas nos últimos 5 anos e quantas abriram seus negócios no mesmo período

Também de autoria do vereador pedido para construção e um monumento à ponte Emilio Baumgart

Herval d' Oeste - Na sessão desta segunda-feira (20), o vereador Marckson Kielek (PP), teve aprovadas por unanimidade, o Requerimento nº 0134/2017, solicitando que seja encaminhado ao Poder Executivo Municipal, Pedido de Informação, por meio da Secretaria de Planejamento e pelo Departamento de Tributação, para que seja encaminhada a Casa legislativa dados sobre quantas empresas fecharam suas portas no município nos últimos cinco anos e quantas empresas se instalaram nesse mesmo período.

                         Marckson cita a primeira estrofe do Hino de Herval d' Oeste, destacando o quarto parágrafo ""Meu Herval, Herval d'Oeste querido...Primavera que é luz e vida...Este povo de labor intenso...Desperta em ti o pregresso imenso...Gente que em marcha vem cantar febril...Pedaço glorioso do meu Brasil".

                          "Assim se inicia o Hino de Herval d´Oeste, porém sua realidade é totalmente oposta. Se o Hino do município diz que - "desperta em ti um progresso imenso"-, então deveríamos estar muito mais evoluídos, com empresas de grande porte instaladas no município, escolas técnicas, com um trânsito de qualidade, com o PIB sendo um dos melhores do Brasil e não ao contrário, teríamos em nossa cidade atrativos, grandes empreendimentos, pontos turísticos, que poderiam ser explorados. Herval d´Oeste, poderia estar entre os grandes municípios do Estados e do Brasil".

                                  O vereador ressalta que infelizmente a realidade é outra. "Não temos empresas de grande porte, com isso, não geramos empregos, não temos um local para que a família possa se divertir, com isso temos que visitar as cidades vizinhas e lá comprar, se divertir, passear. Herval d´Oeste tem em seu Hino, - gente que em marcha vem cantar febril- porém não tem a emoção dessas palavras".

                               Marckson vai além dizendo que Herval d' Oeste vivencia situações vergonhosas, pois tem em seu "plantel" ainda comunidades carentes, ruas ainda de terra, crianças sem frequentar as escolas. Possuem dois Distritos Industriais nos quais muitas empresas que iriam se instalar não ficaram, pois, o município não deu continuidade ao processo e manutenção. Tem um terceiro distrito, que está sendo invadido a cada dia pelo mato sem ter uma finalidade útil. " Herval d´Oeste, pedaço glorioso do meu Brasil..., porém, esse trecho está apenas no Hino municipal, pois se sairmos de nossa cidade, e falarmos que moramos em Herval d´Oeste, não saberão aonde é esse pedaço glorioso do meu Brasil. Isso é uma vergonha".

 

 

Construção de um monumento da Ponte Emilio Baumgart na cabeceira da Passarela sobre o Rio do Peixe

 

Aprovado também por unanimidade o Requerimento nº 0136/2017, no qual Marckson solicita ao Poder Executivo Municipal que por meio das Secretarias de Educação e de Obras, construa um monumento á Ponte Emílio Baumgart, na cabeceira da Passarela Atílio Pagnoncelli. O vereador relata a história, destacando que no ano de 1929, deu início a obra da primeira ponte construída em balanço sucessivo do mundo. Contendo um vão de 68,27 metros sem escoramentos. Obtendo assim, o recorde mundial em processo construtivo. Um ano após o início da construção foi feita a inauguração da Ponte sobre o Rio do Peixe.

 No dia 20 de outubro de 1930 ouve a primeira inauguração, porém com a Revolução da década de 30 em andamento foi feita apenas uma procissão com padres e freiras rezando e seguidos pela comunidade da Vila Herval. Um mês após, no dia 20 de novembro de 1930, teve de fato a reinauguração da ponte. Desta vez, com soldados, carros, cavaleiros e a comunidade em geral. A Vila Herval, como era carinhosamente conhecida, teve seu nome emplacado em inúmeros livros, artigos, revistas. "A Vila Herval, atravessou o oceano, as cordilheiras, rasgou os rios e entrou para a história como sendo a Vila aonde foi construída a primeira ponte sem escoramento no meio do Rio".

"Há exatos 87 anos após a sua inauguração, solicito juntamente as Secretarias citadas para que possamos fazer esse monumento e assim cada dia mais lembrar dessa importante obra que revolucionou a engenharia mundial e colocou Herval d´Oeste nos anais da criatividade e inovação. A ponte Emílio Baumgart, está sendo afogada pelas águas do Rio do Peixe, mas tem em seu concreto o DNA de Herval d´Oeste. Esse monumento, fará história e se tornará a história para todos nós".

 

 

Efetivar a legislação municipal Anterior

Efetivar a legislação municipal

Implementação das práticas integrativas e complementares na saúde (PIC'S), em Herval d' Oeste Próximo

Implementação das práticas integrativas e complementares na saúde (PIC'S), em Herval d' Oeste

Deixe seu comentário