logo RCN

Vereador Kelvis e a questão da ambulância UTI móvel

Sessão de terça feira, 25 de Julho de 2017, Capinzal (SC).

Conquista não aceita pela prefeitura.

 

Vereadores, Kelvis e Rafael, oposição ao Governo Municipal, estão na tentativa de convencer a Prefeitura aceitar ambulância UTI móvel para Capinzal, não sendo gasto desnecessário, e sim, de suma importância aos munícipes num caso de urgência e emergência 

 

O vereador Rafael Edgar Tonial (PSB), na sessão de terça-feira, 06 de Junho de 2017, a pedido de muitos, fez uso da Palavra Livre (Tribuna) para dar uma boa informação, pois tinha conseguido com o secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, ainda por meio da Secretaria de Estado da Saúde - através do secretário Adjunto para Assuntos Administrativos, André Luiz Bazzo (ourense), uma ambulância UTI, pois Capinzal merece e precisa de um atendimento especializado, sendo disponibilizada a verba para a compra da mesma no valor de R$ 200 mil, podendo a utilização dela salvar muitas vidas e dando uma sobrevida a toda a população no momento que se fazer necessário.

Que a Prefeitura faça uma dotação orçamentária para manter a citada UTI móvel, sendo que no passado, sugerimos (este Semanário) que os Bombeiros tivessem um paramédico, mas, agora com tal ambulância ganha a sociedade.

Na sessão de terça-feira, 25 de Julho, na Palavra Livre Rafael tocou no assunto que causou muita polêmica a ambulância UTI móvel, o qual conseguiu os recursos. Segundo Rafael, a ambulância não foi aceita pelo Prefeito, justificando que a manutenção seria muito cara. Diante disto, Rafael em companhia do também vereador Kelvis Borges (PP), na sexta-feira, 21 de Julho, estiveram na cidade de Lindóia do Sul (SC), sendo um dos municípios que tem uma ambulância UTI móvel funcionando com toda a estrutura, inclusive, logo receberão outra, informado pelo diretor do Hospital.

"Fiquei triste ouvir o Prefeito falar na rádio, até usar o termo demagogia, pois ressalto que em momento algum fiz demagogia política, e sim, realmente consegui os recursos, estavam disponíveis. Fui em busca de informações e comuniquei a ele o município que tem a ambulância, e infelizmente, o mesmo não aceitou justificando que os custos de manutenção seriam muito alto. Estivemos em Lindóia para comprovar, ver e tirar todas as dúvidas, realmente essa despesa toda não existe. Não da forma que foi falado, porém, tem duas formas de colocar uma ambulância para prestar serviços, com toda uma estrutura de uma UTI, e não considerar uma unidade do SAMU, e sim, ambulância UTI móvel à disposição do Hospital para transportar pacientes no momento de risco de vida, para poder dar uma sobrevida, ou até mesmo, salvar vidas", lamenta Rafael.

Prossegue ele, dizendo que muitas pessoas já passaram por essa dificuldade, as quais sabe o que falou e quem trabalha na área da saúde com certeza tem conhecimento. As vezes um - dez e quinze minutos podem ou não salvar uma vida.

"Eu fico triste com o que vem acontecendo, mas, penso que essa justificativa dos custos, chega de ser revoltante, levando em conta que os munícipes pagam seus impostos e esperam que o desembolso retorne com serviços básicos de qualidade - essenciais, contemplando salvar vidas", ressalta Rafael.

O vereador Rafael se referindo ao Prefeito ter falado que deveria falar com ele antes mesmo de pedir a mencionada ambulância, então assim se manifestou: "Essa conversa não é eu e ele somente, mas, envolver a população (município em si), a todos para ver se realmente, se os munícipes querem ou não a ambulância. Eu penso que sim, sendo o que venho escutando nas ruas. Não vou debater mais tanto sobre isto, sendo que o assunto se desgastou bastante, até porque essa verba fica difícil, podendo até ter perdido. Tentarei reverter, não quero que o Município venha a perder esses recursos", salienta um dos representantes do povo: Rafael.       

AO ENCERRA A PALAVRA LIVRE, RAFAEL DEIXOU UMA REFLEXÃO: Na hora da emergência, na hora da urgência, não tem rico e nem pobre, na hora que você está morrendo meu amigo, o que te salva é o disponível. Não tem dinheiro para salvar. Então, quanto vale a vida de um cidadão?    

Kelvis no uso da Palavra Livre na Tribuna parabenizando o vereador Lucas pela educação, dizendo que a atual legislatura tem ganhado muito com isto, o qual defende a questão que lhe foi repassada, sendo que todos estão para discutir o assunto e chegar na melhor conclusão.

O pedido é para que o Prefeito reveja essa situação, quem sabe ouvindo o áudio do secretário do hospital, o qual conversou com o secretário na presença de kelvis de Rafael para passar as informações como forma de resposta.

A preocupação de ambos (Kelvis e Rafael) é de colaborar, não de bagunçar - nem de fazer demagogia de forma alguma, sendo confundido com a politicagem feita há muito tempo nos municípios brasileiros, levando em conta outro tipo de situação.

KELVIS SONHAVA ENQUANTO SECRETÁRIO TER CONSEGUIDO UM FEITO DESTE...

... até porque presenciou várias situações de pessoas que vieram a óbito, sendo que na sessão anterior falou que infelizmente não conseguiu êxito em conquistar uma ambulância UTI móvel e nem para o Hospital.

Kelvis parabenizou Rafael e extensivo a todos que pensam em resolver de forma cabível e aceitável, já que a os capinzalenses estão na expectativa de um resultado de melhores condições na saúde pública. 

   PARA O BEM DAINFORMAÇÃO

Lindóia do Sul conta com Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) que atende toda a região, por isso a necessidade da ambulância UTImóvel. Além da UCP, o Hospital de Lindóia do Sul também disponibiliza quatro leitos de psiquiatria. Atualmente, quando é necessário utilizar uma ambulância, o município precisa recorrer para o SAMU de Joaçaba, distante cerca de 90 quilômetros de Lindóia do Sul, ocasionando transtornos, especialmente nos casos de urgência e emergência.

Obs: Para ouvir e mais informação sobre áudios dos vereadores Kelvis e Rafael, ainda do diretor do Hospital, acesse o site http://www.adjorisc.com.br/jornais/otempo/.

 


 

Poder Legislativo de Capinzal (SC) Anterior

Poder Legislativo de Capinzal (SC)

Rafael entrega moção de aplauso a Associação de Karatê de Capinzal Próximo

Rafael entrega moção de aplauso a Associação de Karatê de Capinzal

Deixe seu comentário